Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/41280
Title: | O modelo dos 5E na exploração da temática das plantas aromáticas e medicinais no 1º CEB |
Author: | Bicho, Ana Sofia Gonçalves |
Advisor: | Rodrigues, Ana Alexandra Valente |
Keywords: | Plantas aromáticas Plantas medicinais Horta escolar Modelo 5E 1.º ciclo do ensino básico |
Defense Date: | 18-Dec-2023 |
Abstract: | O presente relatório de estágio pretende apresentar um projeto de intervençãoinvestigação
elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica
Supervisionada, sobre o impacto de uma sequência didática com a temática
das plantas aromáticas e medicinais numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do
Ensino Básico.
A inclusão da horta escolar no processo de aprendizagem dos alunos é
essencial para que estes desenvolvam diferentes conhecimentos,
capacidades, atitudes e valores sobre os hábitos alimentares e questões
nutricionais, incluindo as plantas aromáticas e medicinais. Apesar dos seus
benefícios serem notórios, existem poucos estudos em Portugal neste âmbito
no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por conseguinte, definiram-se como
objetivos do projeto de intervenção-investigação: (i) desenvolver, isto é,
planificar/conceber/implementar uma Sequência Didática, segundo a
perspetiva dos 5E sobre plantas aromáticas e medicinais; (ii) avaliar os efeitos
da implementação desta Sequência Didática nas aprendizagens
(conhecimentos, capacidades, atitudes e valores) dos alunos sobre plantas
aromáticas e medicinais e (iii) avaliar os efeitos do processo deste projeto de
intervenção-investigação no desenvolvimento pré-profissional e pessoal da
professora estagiária.
Em primeiro lugar, nos pilares teóricos de suporte ao projeto de intervençãoinvestigação
apresentam-se os conceitos e conteúdos relativos ao modelo 5E
como metodologia de ensino, às hortas escolares como contexto de ensino e
às plantas aromáticas e medicinais. Uma vez que este projeto é de
intervenção-investigação, as técnicas de recolha de dados foram distintas:
recolha documental, inquérito por questionário e observações participativas.
Os dados obtidos foram analisados segundo a técnica de análise descritiva
quantitativa e da técnica de análise de conteúdo.
A análise dos dados obtidos indicia uma evolução das aprendizagens da
turma, tendo em conta as atividades desenvolvidas e a metodologia de ensino
selecionada, o modelo 5E. Com este projeto os alunos desenvolveram um
maior interesse sobre a temática e também mais vontade de adquirirem
conhecimentos sobre as plantas aromáticas e medicinais. Os efeitos deste
projeto no desenvolvimento pré-profissional e pessoal da professora estagiária
possibilitaram que houvesse um crescimento positivo profissional, pessoal e
social. The present internship report aims to present an intervention-research project developed within the scope of the curricular unit of Supervised Pedagogical Practice, on the impact of a didactic sequence with the theme of aromatic and medicinal plants in a class of the 3rd year of primary school. The inclusion of the school garden in the students' learning process is essential for them to develop different knowledge, skills, attitudes and values regarding eating habits and nutritional issues, including aromatic and medicinal plants. Despite its benefits being notorious, there are few studies in Portugal in this field in the context of primary school. Therefore, the objectives of the intervention-research project were defined: (i) to develop, that is, to plan/design/implement a Didactic Sequence, according to the perspective of the 5E on aromatic and medicinal plants; (ii) to evaluate the effects of the implementation of this Didactic Sequence on students' learning (knowledge, abilities, attitudes and values) about aromatic and medicinal plants and (iii) to evaluate the effects of the process of this intervention-research project on the pre-professional and personal development of the trainee teacher. Firstly, in the theoretical pillars of support the intervention-research project presents the concepts and contents related to the 5E model as a teaching methodology, to school gardens as a teaching context and to aromatic and medicinal plants. Since this is an intervention-research project, the data collection techniques were different: document collection, questionnaire survey and participatory observations. The data obtained was analyzed according to the quantitative descriptive analysis technique and the content analysis technique. The analysis of the data obtained indicates an evolution in the class learning, taking into account the activities developed and the selected teaching methodology, the 5E model. With this project, students developed a greater interest in the topic and also greater desire to acquire knowledge about aromatic and medicinal plants. The effects of this project on the preprofessional and personal development of the trainee teacher enabled positive professional, personal and social growth. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/41280 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Ana_Sofia_Bicho.pdf | 5.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.