Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41280
Title: O modelo dos 5E na exploração da temática das plantas aromáticas e medicinais no 1º CEB
Author: Bicho, Ana Sofia Gonçalves
Advisor: Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Keywords: Plantas aromáticas
Plantas medicinais
Horta escolar
Modelo 5E
1.º ciclo do ensino básico
Defense Date: 18-Dec-2023
Abstract: O presente relatório de estágio pretende apresentar um projeto de intervençãoinvestigação elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada, sobre o impacto de uma sequência didática com a temática das plantas aromáticas e medicinais numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A inclusão da horta escolar no processo de aprendizagem dos alunos é essencial para que estes desenvolvam diferentes conhecimentos, capacidades, atitudes e valores sobre os hábitos alimentares e questões nutricionais, incluindo as plantas aromáticas e medicinais. Apesar dos seus benefícios serem notórios, existem poucos estudos em Portugal neste âmbito no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por conseguinte, definiram-se como objetivos do projeto de intervenção-investigação: (i) desenvolver, isto é, planificar/conceber/implementar uma Sequência Didática, segundo a perspetiva dos 5E sobre plantas aromáticas e medicinais; (ii) avaliar os efeitos da implementação desta Sequência Didática nas aprendizagens (conhecimentos, capacidades, atitudes e valores) dos alunos sobre plantas aromáticas e medicinais e (iii) avaliar os efeitos do processo deste projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento pré-profissional e pessoal da professora estagiária. Em primeiro lugar, nos pilares teóricos de suporte ao projeto de intervençãoinvestigação apresentam-se os conceitos e conteúdos relativos ao modelo 5E como metodologia de ensino, às hortas escolares como contexto de ensino e às plantas aromáticas e medicinais. Uma vez que este projeto é de intervenção-investigação, as técnicas de recolha de dados foram distintas: recolha documental, inquérito por questionário e observações participativas. Os dados obtidos foram analisados segundo a técnica de análise descritiva quantitativa e da técnica de análise de conteúdo. A análise dos dados obtidos indicia uma evolução das aprendizagens da turma, tendo em conta as atividades desenvolvidas e a metodologia de ensino selecionada, o modelo 5E. Com este projeto os alunos desenvolveram um maior interesse sobre a temática e também mais vontade de adquirirem conhecimentos sobre as plantas aromáticas e medicinais. Os efeitos deste projeto no desenvolvimento pré-profissional e pessoal da professora estagiária possibilitaram que houvesse um crescimento positivo profissional, pessoal e social.
The present internship report aims to present an intervention-research project developed within the scope of the curricular unit of Supervised Pedagogical Practice, on the impact of a didactic sequence with the theme of aromatic and medicinal plants in a class of the 3rd year of primary school. The inclusion of the school garden in the students' learning process is essential for them to develop different knowledge, skills, attitudes and values regarding eating habits and nutritional issues, including aromatic and medicinal plants. Despite its benefits being notorious, there are few studies in Portugal in this field in the context of primary school. Therefore, the objectives of the intervention-research project were defined: (i) to develop, that is, to plan/design/implement a Didactic Sequence, according to the perspective of the 5E on aromatic and medicinal plants; (ii) to evaluate the effects of the implementation of this Didactic Sequence on students' learning (knowledge, abilities, attitudes and values) about aromatic and medicinal plants and (iii) to evaluate the effects of the process of this intervention-research project on the pre-professional and personal development of the trainee teacher. Firstly, in the theoretical pillars of support the intervention-research project presents the concepts and contents related to the 5E model as a teaching methodology, to school gardens as a teaching context and to aromatic and medicinal plants. Since this is an intervention-research project, the data collection techniques were different: document collection, questionnaire survey and participatory observations. The data obtained was analyzed according to the quantitative descriptive analysis technique and the content analysis technique. The analysis of the data obtained indicates an evolution in the class learning, taking into account the activities developed and the selected teaching methodology, the 5E model. With this project, students developed a greater interest in the topic and also greater desire to acquire knowledge about aromatic and medicinal plants. The effects of this project on the preprofessional and personal development of the trainee teacher enabled positive professional, personal and social growth.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41280
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Sofia_Bicho.pdf5.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.