Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41162
Title: O impacto das diferenças culturais na utilização de serviços partilhados em empresas multinacionais: um estudo de caso
Author: Caetano, Xénia Gabi de Jesus
Advisor: Brasete, Maria Fernanda Amaro de Matos
Nobre, Helena Cristina Rocha Figueiredo Pereira Marques
Keywords: Serviços partilhados
Cultura organizacional
Recursos humanos
Defense Date: 19-Dec-2023
Abstract: No atual panorama empresarial de globalização, muitas organizações procuram formas de aumentar a eficiência, reduzir custos e agilizar as suas operações, sendo uma das estratégias que tem ganho destaque nos últimos anos, a adoção de serviços partilhados. Os serviços partilhados envolvem a concentração de funções ou processos empresariais específicos, tais como Finanças, Tecnologias de Informação ou Recursos Humanos, numa unidade destinada a servir vários departamentos, ou mesmo organizações separadas dentro de uma empresa. Este conceito representa uma mudança de paradigma na forma como as organizações gerem as suas operações internas, prometendo algumas vantagens substanciais, incluindo economia de custos, melhor qualidade de serviço e maior agilidade operacional. No entanto, é essencial reconhecer que a implementação de serviços partilhados não é uma solução única para todos, e que o sucesso das iniciativas de partilha de serviços depende de vários fatores, incluindo a cultura organizacional, a gestão eficaz e a capacidade de enfrentar os desafios colocados pela distância geográfica e pelas próprias diferenças culturais. É neste sentido que o presente estudo pretende analisar o impacto cultural dos serviços partilhados, centrando-se num estudo de caso específico que ilustra a complexidade deste fenómeno. Através de um estudo de caso de uma empresa pertencente a um grupo internacional, de origem francesa, que aplica os serviços partilhados, com particular ênfase no seu departamento de Recursos Humanos, pretende-se esclarecer as principais vantagens e áreas de melhoria associadas a esta abordagem, incluindo as questões culturais existentes, em particular quando os serviços partilhados funcionam à distância. Este estudo, através da análise dos prós e contras dos serviços partilhados, tanto do ponto de vista do prestador de serviços como do destinatário, pretende contribuir para a prática desta estratégia de negócio que tem tido uma forte adesão por parte das empresas. Assim, oferece-se uma compreensão aprofundada do impacto dos serviços partilhados na cultura organizacional e apresentam-se algumas orientações práticas no sentido de otimizar a sua implementação.
In today's globalised world of business, many organisations are looking for ways to increase efficiency, reduce costs and simplify their operations. One of the strategies that has gained ground in recent years has been the adoption of shared services. Shared services involve concentrating specific business functions or processes, such as Finance, IT or Human Resources, in a unit designed to serve various departments or even separate organisations within a company. This concept represents a paradigm shift in the way organisations manage their internal operations, offering some substantial advantages, including cost savings, better service quality and greater operational responsiveness. However, it is essential to recognise that implementing shared services is not a one-size-fits-all solution, and that the success of shared services initiatives depends on several factors, including organisational culture, effective management, and the ability to face the challenges posed by geographical distance and cultural differences themselves. In this sense, this study aims to analyse the cultural impact of shared services, focusing on a particular case that illustrates the complexity of this phenomenon. Through an analysis of the company's use of shared services, with particular emphasis on its Human Resources department, the aim is to highlight the main advantages and areas for improvement associated with this approach, including the cultural issues that exist, especially when shared services operate at a distance. Looking at the pros and cons of shared services, both from the point of view of the service provider and the receiver, allows this study to contribute an insight into this business practice that is gaining strength, hopefully offering an understanding of the impact of shared services on organisational culture and presenting some practical guidelines for optimising their implementation.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41162
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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