Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41126
Title: A participação dos alunos do 1º ano do 1º CEB no processo de tomada de decisões relativas às suas aprendizagens
Author: Amorim, Mariana Santos
Advisor: Tomaz, Ana Carlota
Keywords: Educação para a cidadania democrática
O direito da criança participar
Participação infantil
Defense Date: 14-Dec-2023
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio foi realizado para o cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A participação infantil no processo de tomada de decisões é um direito salvaguardado na Convenção sobre os Direitos da Criança, artigo 12.º, e por essa razão defendemos que é nosso dever enquanto futuras educadoras/professoras respeitá-lo. Assim, tornou-se essencial envolver os nossos alunos no processo de tomada de decisões relativas às suas aprendizagens, por considerarmos que qualquer criança é plenamente competente e capaz de exprimir as suas opiniões. Desta forma, o adulto próximo da criança deve ser um adulto sensível, respeitador, consciente e capaz de envolver a criança no processo de tomada de decisões de forma genuína e valorizada. Portanto, enquanto adultas, futuras educadoras/professoras, temos consciência de que a escola é um lugar privilegiado para envolver as crianças/os alunos nos processos de tomada de decisões, sendo o seu papel criar um espaço seguro para a participação infantil perspetivando-a como “direto pedagógico”. Assim, dada esta problemática desenvolvemos um projeto de intervenção e de investigação numa turma do 1.º ano do 1.º CEB, através do qual tínhamos como objetivo implementar dinâmicas participativas, tendo em vista a participação dos alunos no processo de tomada de decisões relativas às suas aprendizagens. Deste modo, neste relatório apresentamos o nosso projeto pensado e desenvolvido de forma colaborativa entre os elementos da díade. Ao nível da intervenção pretendíamos envolver os alunos no processo de tomada de decisões relativas às suas aprendizagens e ao nível da investigação avaliar as potencialidades do projeto na promoção da participação dos alunos no processo de tomada de decisões relativas às suas aprendizagens. O projeto implementado reúne características da investigação-ação e, de forma a obtermos uma visão integral dos resultados do mesmo, procurámos diversificar as técnicas e instrumentos de recolha de dados, utilizando-se, nomeadamente, técnicas baseadas na observação participante, com apoio nas notas de campo e áudio gravações das sessões, na conversação, através do balanço final do projeto realizado com os alunos e do guião da entrevista semiestruturada realizada à orientadora cooperante, bem como na análise de documentos, que incluiu as fichas de auto e heteroavaliação, os cartazes construídos pelos alunos e as folhas de registos dos grupos de trabalho. Posteriormente, após termos adquirido uma boa base de dados apoiámo-nos na técnica de análise de conteúdo como forma de organizar os nossos dados, em categorias e subcategorias, para facilitar a análise dos mesmos. O sistema de categorias criado teve em consideração os níveis de participação sugeridos por Harry Shier (2001), por considerarmos que o autor apresenta um modelo simples, conciso e adequado à natureza da problemática em estudo. Os resultados obtidos permitiram-nos retirar conclusões relativas à nossa investigação que se revelaram bastante positivas, uma vez que as evidências apontaram para uma efetiva subida dos níveis de participação dos alunos através da participação genuína dos mesmos no projeto implementado.
This Final Internship Report was carried out to fulfil the requirements for obtaining a Master's degree in Pre-school Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. Children's participation in the decision-making process is a right safeguarded in the Convention on the Rights of the Child, article 12th, and for this reason we argue that it is our duty as future educators/teachers to respect it. It has therefore become essential for us to involve our children/students in the decision-making process regarding their learning, as we believe that every child is fully competent and capable of expressing and sharing their opinions. In this way, the adult close to the child must be sensitive, respectful, aware and capable of involving the child in the decision-making process in a genuine and valued way. Therefore, as adults, future educators/teachers, we realise that the school is a privileged place to involve pupils in decision-making processes, and it is our role to create a safe space for children's participation, seeing it as a "pedagogical direct".As a result of this problem, we developed an intervention and research project in a 1st year primary school class, through which we aimed to implement participatory dynamics, with a view to involving students in the decision-making process regarding their learning. In this report, we present our project, which was designed and developed collaboratively between the members of the dyad. In terms of intervention, we wanted to involve students in the decision-making process regarding their learning, and in terms of research, we wanted to evaluate the project's potential for promoting student participation in the decision-making process regarding their learning.The intervention and research project implemented is characterised by action research and, in order to obtain a comprehensive view of its results, we tried to diversify the data collection techniques and instruments, using techniques based on participant observation, supported by field notes and audio recordings of the sessions, conversation, through the final assessment of the project carried out with the students and the semi-structured interview script conducted with the co-operating supervisor, as well as document analysis, which included the self- and hetero-assessment forms, the posters built by the students and the working group record sheets.Once we had a good database, we used the content analysis technique to organise our data into categories and subcategories to make it easier to analyse. The system of categories created took into account the levels of participation suggested by Harry Shier (2001), as we believe that the author presents a simple, concise model that is appropriate, in our view, to the nature of the problem under study.The results obtained allowed us to draw conclusions regarding our research that proved to be quite positive, since the evidence pointed to an effective increase in the students' participation levels through their genuine involvement in the project implemented.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41126
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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