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Title: Perceção do utente idoso da relação com o médico de família na perspetiva da medicina narrativa
Author: Lima, Inês Temudo
Advisor: Cerqueira, Margarida de Melo
Magalhães, Susana
Keywords: Envelhecimento
Cuidados de saúde primários
Relação médico-doente
Medicina narrativa
Cuidado centrado na pessoa
Defense Date: 14-Dec-2023
Abstract: Enquadramento: As pessoas mais velhas são uma população particularmente vulnerável por apresentar um elevado risco de se tornarem doentes crónicos, polimedicados e com comorbilidades. Compreender a perspetiva dos utentes idosos através das suas narrativas é importante para fornecer cuidados de saúde direcionados e adequados. No entanto, existem poucos dados sobre o que os utentes mais velhos valorizam nos médicos e quais são as suas perspetivas sobre a relação com o seu próprio médico. Objetivo: Analisar narrativas de utentes idosos sobre a relação médico-doente no contexto de consulta no Centro de Saúde. Objetiva ainda analisar essas narrativas em relação às suas expectativas antes da consulta, às suas perceções sobre o decorrer da consulta, e sobre os principais aspetos que destacam após a consulta. Método: Estudo de abordagem qualitativa, de carácter exploratório e descritivo, com uma amostra por conveniência, constituída por 20 utentes idosos voluntários de um Centro de Saúde do Distrito de Aveiro. Foi aplicado o Guião da Entrevista Semiestruturada, composto por (i) questionário sociodemográfico estruturado (género, faixa etária, estado civil, grau de escolaridade e situação profissional), (ii) questionário sobre o perfil de utente (duração da relação médico-doente, frequência das consultas, quem o acompanha às consultas) e (iii) entrevista semiestruturada sobre o antes da consulta, durante a consulta e depois da consulta. Com recurso ao software webQDA (Qualitative Data Analysis Software) procedeu-se a uma análise de conteúdo por categorias. Resultados: Sugerem que os utentes idosos esperam ter um médico que, para além da experiência e competência médica, possua competências relacionais e qualidades humanas, dedicando tempo a ouvir atentamente e respondendo com empatia às suas preocupações. Para a maioria da amostra, essa expectativa está presente na relação com o seu médico de família; no entanto, alguns participantes não viram as suas expectativas cumpridas, estando estes casos associados a uma relação longa. Uma questão imergente prende-se com a ausência de espaço nas consultas para abordar questões emocionais. Conclusões: Para compreender o significado dos sintomas e das intervenções, os médicos devem investir numa relação de proximidade. O objetivo da consulta só se concretiza através de uma comunicação eficaz e efetiva, convocando a medicina narrativa como ferramenta para desenvolver uma compreensão mútua da doença e dos cuidados de saúde.
Background: Older people are a particularly vulnerable population as they are at high risk of becoming chronically ill, polymedicated and with comorbidities. Understanding the perspective of elderly users through their narratives is important to provide targeted and appropriate healthcare. However, there is little data on what older patients value in doctors and what their perspectives are on the relationship with their own doctor. Objectives: Analyze narratives from elderly users about the doctor-patient relationship in the context of a consultation at the Health Center. It also aims to analyze these narratives in relation to their expectations before the medical appointment, their perceptions during this meeting and the main aspects that highlight after their medical appointment. Methods: Study with a qualitative approach, of an exploratory and descriptive nature, with a convenience sample, consisting of 20 voluntary elderly users of a Health Center in the District of Aveiro. The Semi-Structured Interview Guide was applied, consisting of (i) a structured sociodemographic questionnaire (gender, age group, marital status, level of education and professional status), (ii) questionnaire on the user profile (duration of the doctor-patient relationship, frequency of appointments, who accompanies you to appointments) and (iii) semi-structured interview before the appointment, during the consultation and after the appointment. Using the webQDA software (Qualitative Data Analysis Software), a content analysis was carried out by categories. Results: Elderly patients expect to have a doctor who, in addition to medical experience and competence, has relational skills and human qualities, dedicating time to listen attentively and respond with empathy to their concerns. For most of the sample, this expectation is present in the relationship with their family doctor; however, some participants did not see their expectations fulfilled, with these cases being associated with a long-term relationship. An urgent issue is the lack of space in appointments to address emotional issues. Conclusion: To understand the meaning of symptoms and interventions, doctors must invest in a close relationship. The goal of appointments can only be achieved through efficient and effective communication, evoking on narrative medicine as a tool to develop a mutual understanding of illness and healthcare.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41125
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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