Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41080
Title: Aprender sobre rochas por pesquisa de informação?: um caso de estudo com alunos de ciências naturais do 7º ano de escolaridade
Author: Veiga, Pedro Manuel Alves
Advisor: Lopes, Betina da Silva
Keywords: Educação em ciências
Geologia
Literacia digital
Literacia de informação
3.º ciclo do ensino básico
Trabalho de pesquisa
Ensino por pesquisa
Rochas magmáticas
Defense Date: 11-Dec-2023
Abstract: A presente investigação envolveu a elaboração, validação, implementação e avaliação de uma sequência didática sustentada numa atividade de pesquisa realizada por alunos a frequentar a disciplina de Ciências Naturais no 7.º ano de escolaridade. O estudo foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do 2.º ano do curso de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A sequência didática trabalha conteúdos da área da Geologia, designadamente os diferentes tipos de rochas magmáticas. Em termos investigativos pretendeu-se avaliar o contributo dessa mesma sequência didática no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos que a experienciaram e da literacia digital e literacia de informação. O processo metodológico, selecionado foi um estudo de caso exploratório único instrumental, em que a recolha de dados dependeu das técnicas de inquérito por questionário, observação participante, e recolha documental. Os resultados obtidos permitiram verificar a necessidade trabalhar com os alunos de forma a desenvolver a literacia digital e literacia de informação dos mesmos. Os resultados permitiram ainda concluir que a implementação da sequência didática teve resultados globalmente positivos em relação ao desenvolvimento das aprendizagens essenciais visadas de acordo com o currículo em vigor. Relativamente ao desenvolvimento da literacia digital e literacia de informação, os resultados demonstraram que a sequência didática teve um contributo positivo no desenvolvimento das competências digitais e da análise de informação associadas às literacias mencionadas. Estas aprendizagens e competências são fundamentais, para os alunos, se desenvolverem enquanto cidadãos ativos críticos e literatos na sociedade atual, com desafios constantes, e em rápida evolução tecnológica.
The present research involved the development, validation, implementation, and evaluation of a didactic sequence based on a research project carried out by students attending the Natural Sciences subject in the 7th grade. The study was conducted as part of the Supervised Pedagogical Practice of the 2nd year of the Master's program in Teaching Biology and Geology in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The didactic sequence covers topics in the field of Geology, specifically the different types of igneous rocks. In terms of research, the aim was to assess the contribution of this didactic sequence to the students' learning experiences, their digital literacy and information literacy. The selected methodological process was a single instrumental exploratory case study, in which data collection relied on questionnaire surveys, participant observation, and document collection. The results obtained allow us to verify the need to work with the students, in order, to develop their digital literacy and information literacy. The results also allowed us to conclude that the implementation of the didactic sequence had overall positive results concerning the development of the targeted essential learning outcomes, according to the current curriculum. Regarding the development of digital literacy and information literacy, the results demonstrated that the didactic sequence had a positive contribution in the development of the digital skills and information analysis skills, associated with the aforementioned literacies. These learnings and skills are crucial for students to develop as active, critical, and literate citizens in today's society, filled with challenges, that is constantly and rapidly evolving technologically.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41080
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Pedro_Veiga.pdf9.88 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.