Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41079
Title: BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa
Author: Pessoa, Filipa Silveira
Advisor: Guerra, Cecília
Keywords: Aprendizagem cooperativa
Cooperação
STAD
Relacionamento interpessoal
Células
Biomoléculas
Defense Date: 5-Dec-2023
Abstract: A aprendizagem cooperativa (AC) é uma metodologia de ensino e de aprendizagem em que os alunos trabalham em conjunto para maximizar a sua aprendizagem e a dos seus colegas. Os grupos são divididos pelo professor, segundo certos critérios, recebem instruções e trabalham até que todos os alunos do grupo tenham compreendido e completado a uma dada tarefa. No âmbito da AC, existem diversos métodos, e o escolhido para esta investigação, foi o STAD (Students Teams Achievement Divisions). Este método consiste em cinco fases: apresentação dos conteúdos conceptuais pelo professor; trabalho de grupo; questionário de avaliação individual; verificação do progresso; reconhecimento/recompensa do grupo. Através das observações realizadas pela professora investigadora foi possível perceber um fraco desenvolvimento da competência de relacionamento interpessoal (RI). Assim sendo, o principal objetivo é compreender de que forma o método STAD promove as aprendizagens essenciais e a competência de relacionamento interpessoal dos alunos do 10.º ano de escolaridade sobre o domínio “biodiversidade - células e biomoléculas”. Para tal, foi desenvolvido um projeto de investigação e desenvolvimento, de natureza qualitativa, que assenta no paradigma sócio-crítico. Neste projeto, foi desenvolvida e implementada uma sequência didática, baseada no método STAD, com o objetivo de desenvolver as aprendizagens essenciais relativas os conteúdos das células e biomoléculas e a competência de RI, intitulada “BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa”. Ao analisar os resultados obtidos, é possível concluir que houve uma aprendizagem eficaz das aprendizagens essenciais, mas apenas alguns grupos exibiram um desenvolvimento da competência de relacionamento interpessoal.
Cooperative learning (CL) is a teaching and learning methodology in which students work together to maximize their learning and that of their classmates. Groups are divided up by the teacher according to certain criteria, receive instructions and work until all the students in the group have understood and completed a given task. There are various methods of CA, and the one chosen for this research was STAD (Students Teams Achievement Divisions). This method consists of five phases: presentation of conceptual content by the teacher; group work; individual assessment questionnaire; progress check; group recognition/reward. Through the observations made by the researcher teacher, it was possible to see a weak development of interpersonal relationship (IR) skills. Therefore, the main objective is to understand how the STAD method promotes essential learning and interpersonal relationship skills in 10th grade students in the field of "biodiversity - cells and biomolecules". To this end, a qualitative research and development project was carried out, based on the socio-critical paradigm. In this project, a didactic sequence was developed and implemented, based on the STAD method, with the aim of developing essential learning regarding the content of cells and biomolecules and the IR competence, entitled "BioAC: desvendando a biodiversidade das células e biomoléculas através da aprendizagem cooperativa". By analyzing the results obtained, it is possible to conclude that there was effective learning of the essential learning, but only a few groups showed development of the interpersonal relationship competence.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41079
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Filipa_Pessoa.pdf6.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.