Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40966
Title: “Música sem música”?: som, escuta e dinâmicas coletivas de participação
Author: Wink, Lucas André
Advisor: Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira
Keywords: Bombos
Instrumentos de percussão tradicionais
Instrumentos musicais
Sound studies
Viragem da música ao som
Etnografia sonora
Defense Date: 19-Dec-2023
Abstract: Esta tese centra-se nos Bombos, uma prática coletiva que mobiliza centenas de indivíduos com bombos, caixas, concertinas, gaitas de fole e/ou pífaro em Portugal. Inscrita no domínio da Etnomusicologia, mas em diálogo com postulados dos Sound Studies e da literatura sobre a vida social dos instrumentos musicais, propõe uma compreensão dos Bombos na relação que estabelecem com tocadores, audiências, dinamizadores das performances, ambientes performativos, tecnologias e valores que permitem aos participantes cultivar atividades instrumentais em grupo. Diversos métodos participativos foram utilizados para reunir dados e construir conhecimento. Em particular, desenvolvi trabalho de campo com o Grupo de Bombos São Sebastião de Darque, sediado em Darque, Viana do Castelo; com o grupo “Os Figueiras na Rua”, de Rubiães, Paredes de Coura; e no contexto do Paul, Covilhã. A tese se constrói no contraponto de diferentes modos discursivos, desde as minhas experiências como aprendiz e tocador de caixa, à escrita em coautoria e à etnografia sonora. A investigação evidenciou o contraste entre a diminuição desses conjuntos em fontes históricas e a presença vigorosa que têm nas Festas tradicionais realizadas todos os anos em freguesias do país. Procurando extrapolar uma interpelação músico-centrada de inquérito, amplia o entendimento sobre a prática ao analisar os atos instrumentais coletivos; o diálogo existente entre repertório, aprendizagem e realização performativa com equipamentos e espaços acústicos; a afetividade do som e a percepção de escuta de intervenientes; bem como as tensões e distensões que sustentam redes relacionais de participação no terreno.
This thesis focuses on Bombos, a collective practice that mobilizes hundreds of individuals with bombos, caixas, diatonic accordions, bagpipes, and/or fife in Portugal. Situated within the domain of Ethnomusicology but in dialogue with the postulates of Sound Studies and literature on the social life of musical instruments, it proposes an understanding of Bombos in the relationship they establish with musicians, audience members, performance facilitators, performative environments, technologies, and values that enable participants to cultivate group activities with instruments. Several participatory methods were employed to gather data and construct knowledge. Specifically, I conducted fieldwork with Grupo de Bombos São Sebastião de Darque, based in Darque, Viana do Castelo; with Grupo de Bombos “Os Figueiras na Rua”, based in Rubiães, Paredes de Coura; and in Paul, Covilhã. The thesis is built upon the interplay of various discursive modes, ranging from my experiences as an apprentice and in playing the caixa, to co-authored writing and sound ethnography. The research highlighted the contrast between the decrease of these ensembles in historical sources and their vigorous presence in traditional Festas celebrated annually across the country. Seeking to transcend a musiccentered inquiry, it broadens the understanding of Bombos by analyzing collective instrumental acts; the dialogue between repertoire, learning, and performative realization with equipment and acoustic spaces; the affectivity of sound and the perception of listening among participants; as well as the tensions and relaxations dynamics that sustain relational networks of participation in the field.
URI: http://hdl.handle.net/10773/40966
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Lucas_Wink.pdf33.01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.