Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/40697
Title: | Choro hodierno: uma proposta de contextualização. Um modelo prático-teórico alternativo à práxis do choro |
Author: | Pompeo, Samuel |
Keywords: | Choro hodierno Hibridação Fusão |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música (SACCoM) Universidad Nacional de La Plata |
Abstract: | Este artigo surge de uma inquietação pessoal provocada pela percepção de preservação de postulados do século XIX em performances denominadas modernas do choro. Esta afirmação está baseada na análise do estado da arte e na observação de continuidade de determinadas características no choro desde seus primórdios até o presente momento. Como parte da proposição do modelo prático-teórico que será designado choro hodierno, este artigo real- izou o levantamento dos conceitos fundamentais atrelados a este gênero musical: choro tradi- cional, choro moderno, choro contemporâneo, neo-choro, choro de concerto, hibridação e fusão. A compilação de informações mostradas neste trabalho revela que sem contestações a tendências hegemônicas -auto identificadas como legítimas- e sem a aceitação de tendências paralelas -que propiciem às práticas performáticas do choro novas mesclas de elementos- o choro dificilmente se afastará do mainstream. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/40697 |
DOI: | 10.24215/18530494e022 |
ISSN: | 1853-0494 |
Appears in Collections: | INETmd - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
9719-Texto del artículo-35839-1-10-20201214.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.