Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40686
Title: Computação móvel na aprendizagem de música: aplicação m-learning para a prática assistida de violino e viola d’arco
Author: Baptista, Rafael Ferreira
Advisor: Campos, Guilherme
Oliveira, Ilídio Fernando de Castro
Keywords: Computação móvel
Educação musical
Mobile-learning
Prática de violino
Prática de viola d’arco
Metodologia ágil
Educação somática
Defense Date: 11-Jul-2023
Abstract: Esta dissertação explora a aplicação de computação móvel em educação musical. Após uma fase inicial de revisão da literatura relevante e levantamento e análise de soluções existentes na área, foi desenvolvido um sistema de apoio ao ensino-aprendizagem de violino e viola d’arco, dirigido a público infanto-juvenil (10 a 14 anos) sem conhecimentos musicais prévios. Os requisitos funcionais deste sistema foram estabelecidos em colaboração com investigadores em pedagogia musical, à luz dos princípios da Educação Somática: o m-learning é encarado como um canal suplementar de experiência musical, capaz de reforçar/prolongar conceitos e práticas relacionados a postura, controle da respiração, sonoridade, movimento e auto-observação, bem como estimular a criatividade e a interatividade. O sistema compreende uma aplicação móvel, destinada a apoiar a prática dos alunos, principalmente nos períodos entre aulas, e uma aplicação web, para apoiar os professores na gestão de turmas, conteúdos e monitorização do progresso dos alunos. O desenvolvimento abarcou todas as fases: análise de requisitos (funcionais e não-funcionais), design, implementação e teste/validação. No processo de desenvolvimento procurou-se atender às necessidades específicas de ambos os perfis de utilizador (aluno e professor), adotando uma metodologia ágil (Scrum). O sistema envolve recolha, partilha e armazenamento de dados pessoais, incluindo som e imagem, pelo que a segurança foi uma preocupação central em todas as fases, mormente tendo em conta a faixa etária dos utilizadores. A aplicação móvel foi testada em duas turmas (total de 8 alunos) inseridas num projeto piloto de investigação-ação em Pedagogia Musical conduzido na UA. Os resultados, embora preliminares, parecem confirmar o potencial das tecnologias de comunicação móvel para melhorar as experiências de aprendizagem musical para jovens alunos e fornecem informações valiosas para desenvolvimentos futuros nesta área.
This dissertation explores the application of mobile computing in music education. After an initial phase of literature review and survey and analysis of existing solutions in the area, a system was developed to support the teaching and learning of violin and viola, tailored for children and youth (10 to 14 years old) without prior musical training. The functional requirements of this system were established in collaboration with researchers in music pedagogy, in light of the principles of Somatic Education: m-learning is seen as an additional channel of musical experience, capable of reinforcing/extending concepts and practices related to posture, breathing, sound, movement and self-observation, as well as stimulating creativity and interactivity. The system comprises a mobile application, designed to support student practice, mainly between classes, and a web application, to support teachers in managing classes, content and monitoring student progress. The development encompassed all phases: analysis of requirements (both functional and non-functional), design, implementation and test/validation. The development process aimed at meeting the specific needs of both user profiles (student and teacher), adopting an agile methodology (Scrum). The system involves collecting, sharing and storing personal data, including sound and image, so security was a central concern at all stages, more so considering the age group of the student users. The mobile application was tested in two classes (total of 8 students) of a pilot research-action project in Music Pedagogy conducted at UA. The results, although preliminary, seem to confirm the potential of mobile communication technologies to enhance learning experiences for young music students and provide valuable information for future developments in this area.
URI: http://hdl.handle.net/10773/40686
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Rafael_Batista.pdf5.45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.