Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/40662
Title: | Redes colaborativas de músicos de Marrabenta e Pandza na cidade de Maputo |
Author: | Cuche, Timóteo Francisco Lídia |
Keywords: | Performance Redes musicais Categorização musical Música popular moçambicana |
Issue Date: | 21-Oct-2023 |
Abstract: | Este trabalho propõe uma abordagem à música popular moçambicana, especialmente à marrabenta, o pandza e a outros géneros do panorama urbano de Maputo. A finalidade é entender a importância das redes de colaboração e criatividade musical na capital moçambicana. A marrabenta emergiu de géneros tradicionais dzukuta e marabi nos anos 30 e 40, (Laranjeira, 2005) e o pandza brotou do cruzamento da marrabenta com o hip hop e outros géneros em 2005/6 (Bahule, 2017, Larangeira, 2010). Os géneros musicais populares emergem de círculos criativos onde músicos inovadores interagem cara a cara (Lena, 2012). Não pertencem a comunidades isoladas e autossuficientes, estando constantemente em movimento entre ambientes onde diversas formas de música são ouvidas, anunciadas e assessoradas com iconografias distintas (Laurie, 2014). A presente comunicação propõe-se a apresentar e analisar o cruzamento de géneros musicais populares moçambicanos, interpretando o processo de colaboração entre músicos performers através da observação, classificação e mapeamento de suas práticas musicais. Todos os dados foram recolhidos através da minha observação etnográfica e participação colaborativa como músico no âmbito de um projecto de investigação etnomusicológica sobre Praticas musicais e interações criativas na cidade de Maputo. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/40662 |
Publisher Version: | https://drive.google.com/file/d/1_MmKw8g-pn29LrD_ri-SlUPbt3XE6w7E/view |
Appears in Collections: | INETmd - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro-TradiMus2023_Timóteo_Cuche.pdf | 47.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.