Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/40542
Title: | O Fenómeno Sonoro no contexto musical Pós-Humano e Pós-Digital |
Author: | Portovedo, Henrique |
Keywords: | Pós-Humanismo Sound Based Music Performance Criação |
Issue Date: | 21-Dec-2023 |
Publisher: | Conservatorio Superior de Música “Astor Piazzolla” |
Abstract: | A relação entre computação e criatividade tem conduzido a um estado de articulação permanente, fomentando a criação artística e desenvolvendo novos modos de escuta. Sob uma perspectiva pós- humanista e pós-digital, a computação torna-se fundamental para a prática artística e experiência estética, uma vez que, desde o final do século XX se tem assistido a uma eclosão de géneros e expressões musicais segundo dois princípios: a integração da tradição e dos meios tecnológicos; a ruptura de todos os contextos que não podem ser vistos como diretamente derivados da tecnologia digital. Isto significa que o percurso do processo de criação baseia-se na compreensão da adaptabilidade das realidades técnicas e tecnológicas, ao mesmo tempo que assenta na consciência das potencialidades tecnológicas como meio para atingir um resultado artístico. Este artigo tem em consideração os processos de expressão musical no campo da música considerada soundbased, ao mesmo tempo que explora as possibilidades performativas mediadas por computador que conduzem à criação contemporânea e que tem moldado o fenómeno de escuta desde meados do século XX. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/40542 |
ISSN: | 2796-9347 |
Publisher Version: | https://cmbsas-caba.infd.edu.ar/sitio/wp-content/uploads/2023/12/Actas-de-Atempora%CC%81nea-2023.pdf |
Appears in Collections: | INETmd - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo Atemporánea.pdf | 245.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.