Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4029
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoimbra, Rosa Lídiapor
dc.contributor.authorFernandes, Maria Ercília da Silvapor
dc.date.accessioned2011-09-26T09:38:07Z-
dc.date.available2011-09-26T09:38:07Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/4029-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Fala e da Audiçãopor
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se a analisar as formas de representação do discurso no Autismo, designadamente o discurso directo e o discurso indirecto, tendo em consideração as limitações ao nível da “teoria da mente”, referidas pela bibliografia. Para tal, procedeu-se à comparação do desempenho de crianças com este diagnóstico e de crianças sem patologia, em tarefas da seguinte natureza: preenchimento de balões de banda desenhada e transformação do discurso directo para o discurso indirecto. Dos resultados obtidos, é possível concluir que as crianças com Autismo apresentam maiores dificuldades em transpor discurso directo para discurso indirecto. Mantém-se igualmente a hipótese de maiores lacunas também ao nível do preenchimento dos balões de banda desenhada, no entanto os resultados obtidos não permitem confirmá-la.por
dc.description.abstractThe aim of this research is to analyse the different modes of speech representation in Autism discourse, namely direct and indirect speech, considering the constraints on the “theory of mind”, referred in bibliography. Two informant groups were studied, one constituted by children diagnosed with this pathology and the other by children with no pathology. Tasks performed by the two groups were compared. These included: filling cartoon balloons, and transposing direct to indirect speech. From the results obtained, we conclude that children with Autism diagnosis present more difficulties in making the transposition from direct to indirect speech. The hypothesis that they also present more difficulties in filling the balloons remains to be proven, since the results of our study were not conclusive in this task.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiências da fala e da audiçãopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectCriançaspor
dc.titleRepresentações do discurso no autismopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelmestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:DCM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4439.pdf3.03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.