Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40250
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Rebecca Nantespt_PT
dc.contributor.authorNorogrando, Rafaelapt_PT
dc.date.accessioned2024-01-19T18:01:43Z-
dc.date.available2024-01-19T18:01:43Z-
dc.date.issued2023-03-
dc.identifier.isbn978-972-789-845-9pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/40250-
dc.description.abstractA vestimenta eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) por séculos representou uma classe sócio-política, aliada a monarquia de seu tempo em ascensão no Ocidente. Devido a este fator, tal vestimenta tanto na ICAR quanto em Igrejas Protestantes Luteranas (IEL), não é percebida como roupa que exprima o conceito de design de moda, enquadrando-se na categoria indumentária. Com o intuito de explorar a quebra da estética padrão no contexto contemporâneo nesta vestimenta, esta investigação busca perceber as principais semelhanças e divergências entre a indumentária eclesiástica da ICAR e da IEL no passado e o processo de concepção das mesmas no atual cenário em Portugal, Itália e Alemanha. Visa-se identificar a existência da ruptura estética tradicional que confere a estas peças o sentido de indumentária, e lhes atribui em algum ponto do processo de concepção das mesmas características comumente pertencentes ao design de moda. Visto que para a concepção de uma peça com informação de moda haja a necessidade prévia de um estudo de tendências, referências, cores, formas, texturas e temática a ser abordada, encontrar tais aspetos em uma vestimenta considerada indumentária nos dias atuais é um achado. Portanto, ao realizar um levantamento sobre indumentária religiosa em Portugal, percebeu-se uma certa exclusividade quanto a aplicação do processo criativo de concepção de moda por parte da Designer Helena Cardoso ao criar as vestimentas da ordenação de Mons. José Tolentino de Mendonça, atual bibliotecário do Vaticano. As vestimentas apesar de possuírem a essência histórica, são demasiado contemporâneas e diferenciadas, o que torna este ocorrido um estudo de caso e instiga-nos a descobrir se Helena Cardoso pode ser considerada pioneira ao trazer uma perspectiva de moda para uma peça ritualística da ICAR em vinte séculos, ou se existem mais designers que tenham executado tal intento tanto em Portugal, bem como em Itália e Alemanha.pt_PT
dc.description.abstractThe ecclesiastical clothing of the Roman Catholic Apostolic Church (ICAR) for centuries represented a socio-political class, allied to the monarchy of its time on the rise in the West. Due to this factor, such clothing both in the ICAR and in Protestant Lutheran Churches (IEL), is not perceived as clothing that expresses the concept of fashion design, falling into the category of clothing. In order to explore the break of the standard aesthetics in the contemporary context in this clothing, this research seeks to understand the main similarities and divergences between the ecclesiastic clothing of ICAR and IEL in the past and the process of their design in the current scenario in Portugal, Italy and Germany. The aim is to identify the existence of the traditional aesthetic rupture that gives these garments the sense of clothing, and attributes to them, in some point of the conception process, characteristics commonly belonging to fashion design. Since the conception of a garment with fashion information requires a previous study of trends, references, colours, shapes, textures and theme to be addressed, finding such aspects in a garment considered clothing nowadays is a find. Therefore, when doing a survey on religious clothing in Portugal, it was noticed a certain exclusivity regarding the application of the creative process of fashion design by the designer Helena Cardoso when creating the clothes of the ordination of Monsignor José Tolentino de Mendonça, current librarian of the Vatican. The vestments despite having the historical essence, are too contemporary and differentiated, which makes this occurrence a case study and instigates us to find out if Helena Cardoso can be considered a pioneer in bringing a fashion perspective to a ritualistic piece of ICAR in twenty centuries, or if there are more designers who have executed such an intent both in Portugal, as well as in Italy and Germany.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesign de modapt_PT
dc.subjectIndumentária eclesiasticapt_PT
dc.subjectTerritóriopt_PT
dc.subjectTradiçãopt_PT
dc.subjectFé cristãpt_PT
dc.titleA conceção estética da indumentária eclesiástica nos séculos XV-XVI e no contemporâneo em Portugal, Itália e Alemanhapt_PT
dc.title.alternativeThe aesthetic conception of the ecclesiastical garments of the 15th-16th centuries and in the contemporary world in Portugal, Italy and Germanypt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage304pt_PT
degois.publication.lastPage315pt_PT
degois.publication.locationAveiropt_PT
degois.publication.titleLivro de atas UD22: metamorfose - 8º encontro de doutoramentos em designpt_PT
dc.identifier.doi10.48528/pbag-9511-22pt_PT
Appears in Collections:ID+ - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva et.al_ud2022.pdf491.04 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.