Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4025
Title: | A marca própria como estratégia de internacionalização de uma empresa |
Author: | Davide, Andreia Filipa Santos |
Advisor: | Callahan, Kenneth David |
Keywords: | Gestão de empresas Indústria cerâmica - Portugal Marcas comerciais Internacionalização de empresas |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Com a crescente importância do fenómeno da globalização em
todos os sectores da indústria nacional e internacional, é crucial
proceder a uma análise cuidada das estratégias de
Internacionalização empresarial definidas.
A indústria portuguesa, com todas as suas características, exige
um esforço adicional nesta área, de modo a conseguir beneficiar
das vantagens competitivas associadas à qualidade e
diferenciação dos produtos nacionais num mercado internacional
saturado.
O caso da indústria cerâmica em Portugal é bastante particular. O
subsector da cerâmica utilitária e decorativa tem enfrentado, com
sucesso, as adversidades impostas por um mercado externo
cada vez mais agressivo e competitivo, mantendo uma dinâmica
de crescimento económico num ambiente de grande
instabilidade.
Neste relatório são apresentadas as diversas estratégias de
Internacionalização, que facilitam o sucesso a longo prazo no
mercado internacional. Posteriormente será analisado o caso da
empresa Grestel – Produtos Cerâmicos S.A. e o modo como esta
conseguiu contornar as dificuldades inerentes à penetração no
mercado externo com recurso a uma cuidada estratégia de
Internacionalização. É também detalhado o caso de sucesso da
criação de uma marca própria, pela Grestel, como uma estratégia
de Internacionalização exemplar.
Este relatório está associada à realização de um estágio
curricular, na mesma empresa, o que permitiu a conclusão do
Mestrado em Línguas e Relações Empresariais. With the globalization phenomenon growing relevance in all national and international industry sectors, it is essential to conduct a careful analysis of defined entrepreneurship internationalization strategies. Portuguese industry, with its features, demands an additional effort in this domain to take benefit from competitive advantages related to quality and distinction in a saturated international market. Ceramics industry in Portugal is of particular relevance. Decorative and utilitarian ceramics subsector has successfully faced miscellaneous adversities brought about by an aggressive external market with great competition, maintaining a growing dynamic in a highly unstable economy. This report presents various Internationalization strategies which aim to facilitate long term success in a global market. Next, Grestel’s success is studied, detailing how the company has managed to overcome all difficulties associated with entering external markets with a carefully planned Internationalization strategy. The successful creation of a new custom brand is also detailed, as a model Internationalization strategy. This report was written in association with an academic internship, at Grestel, allowing the conclusion of a Master in Languages and Business Communication. |
Description: | Mestrado em Línguas e Relações Empresariais |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4025 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.