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Title: A embalagem e as suas metamorfoses da descartabilidade à durabilidade pelo modelo clássico de extensão da vida útil e pelo modelo Gap Exploiter
Other Titles: Packaging and its metamorphoses from disposability to durability through the Classic Long-Life Model and the Gap Exploiter Model
Author: Gomes, Raquel
Albino, Cláudia
Keywords: Embalagem
Design circular
Economia circular
Modelo de extensão da vida útil
Modelo Gap Exploiter
Issue Date: Mar-2023
Publisher: UA Editora
Abstract: O presente artigo decorre de uma investigação no âmbito do doutoramento em Design da Universidade de Aveiro e assenta numa investigação para o design, através do design. O objetivo é desenvolver uma proposta de embalagens não descartáveis para produtos cerâmicos, através do Design Circular e com base no modelo da Economia Circular, que se constituem como módulos organizadores de espaços interiores. O projeto é desenvolvido com as parcerias das empresas Grestel, Produtos Cerâmicos SA e Tintex Textiles SA. Neste artigo é feita a análise de duas embalagens representantivas de dois dos cinco Modelos de Negócio Circular definidos por Bakker et al.: 1) Caixa do Bebé Kela (Finlândia) – Modelo Clássico de Extensão da Vida Útil e 2) Embalagem ‘Zero’ (PriestmanGoode) – Modelo Gap Exploiter. A escolha justifica-se com o facto destes modelos serem os que melhor servem os propósitos do projeto: um sistema de embalagens com tempo de vida útil longo e onde são aplicados resíduos e subprodutos resultantes da produção cerâmica da Grestel. Esta análise é realizada segundo o quadro de estratégias de Bocken et al. para o Design Circular, constituindo-se referencial da análise estendida ao projeto de embalagem Grestel. Este estudo revelou-se uma importante ferramenta de análise e de auxílio na concepção do próprio projeto, orientado por dois Modelos de Negócio Circular distintos. Constituiu uma leitura holística e sistematizada, possibilitando a aplicação de um maior número de estratégias e respetivos atributos com vista a criar e manter o valor da embalagem por mais tempo. Conclui-se, portanto, que a aplicação de distintas estratégias e respetivos atributos permite agregar num produto mais do que um Modelo de Negócio, reduzindo a sua descartabilidade.
This article, within the scope of the PhD in Design at the University of Aveiro (Portugal), is based on Research for Design, through Design. Its main goal is to develop a proposal for non-disposable packaging for ceramic products, which constitute modules that organize interior spaces, through Circular Design and based on the Circular Economy model. The project is developed in partnership with the companies Grestel, Produtos Cerâmicos SA and Tintex Textiles SA. This article analyzes two packages representing two of the five Circular Business Models defined by Bakker et al.: 1) Kela Baby Box (Finland) – Classic Long-Life Model and 2) ‘Zero’ Packaging (PriestmanGoode) – Gap Exploiter Model. The choice is justified by the fact that these models are the ones that best serve the purposes of the project: a packaging system with a long-life cycle and the integration of by-products resulting from Grestel’s ceramic production. The analysis was carried out according to the strategy framework defined by Bocken et al. for the Circular Design, constituting a reference for the extended analysis to Grestel packaging project.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/40196
DOI: 10.48528/pbag-9511-11
ISBN: 978-972-789-845-9
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