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Title: Contributo para a validação de um instrumento de rastreio de perturbações de linguagem (24-36m): falantes tardios
Other Titles: Contribution to the validation of a language disorders screening instrument (24-36M): late talkers
Author: Santos, Carolina Estima dos
Advisor: Martins, Fátima Alexandrina Mendes
Lousada, Marisa Lobo
Keywords: Instrumento de rastreio
Validação
Desenvolvimento de linguagem
Falantes tardios
Defense Date: 5-Dec-2023
Abstract: Enquadramento: Crianças identificadas como Falantes Tardios (FT) são propensas a, mais tarde, apresentarem competências linguísticas inferiores às dos pares sem historial de desenvolvimento atípico da linguagem. Assim, é desejável referenciação e intervenção precoce. Os profissionais da saúde e da educação carecem de instrumentos de rastreio que permitam sinalizar estes casos. Em Portugal, até ao momento, não foi encontrado um instrumento validado de aplicação rápida e direta à população na faixa etária dos 24-36 meses. Objetivo: O objetivo do estudo é contribuir para o desenvolvimento e validação do instrumento Rastreio de Linguagem Infantil: 2-3 anos (RLI:2-3). Métodos: Estudo exploratório de caracter transversal descritivo-correlacional, com uma abordagem quantitativa. Numa primeira fase procedeu-se à construção do RLI:2-3 e à validação do seu conteúdo através de um painel de 7 peritos das áreas da saúde e educação e do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Foi realizada a análise da fiabilidade através do cálculo da consistência interna e da validade de critério usando os Inventários de Desenvolvimento Comunicativo MacArthur-Bates (IDC) como Gold Standard. Nesta análise, foram considerados 207 participantes, sendo 165 crianças com desenvolvimento típico (DT) e 42 FT. Resultados: O RLI:2-3 é um instrumento de aplicação rápida e direta à criança, possibilitando a análise das competências expressivas da linguagem em crianças com idade entre os 24 e os 36 meses. O instrumento apresenta validade de conteúdo, obtendo-se um valor de IVC de 0.957. O valor de consistência interna para os FT, calculado através do alfa de Cronbach, apresenta α=0.905 para a faixa etária dos 24-30 meses e α=0.945 para os 30-36 meses, sendo considerado elevado. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de DT e FT nas várias dimensões do instrumento. Para os 24-30 meses o RLI:2-3 apresenta 93.8% de sensibilidade e 90.9% de especificidade. No grupo de crianças mais velhas (30-36 meses) a sensibilidade enquadra-se nos 91.1% e a especificidade nos 90.3%. Foi estabelecido o valor 27.0 como ponto de corte para a faixa etária 24-30 meses e o valor 34.5 para os 30-36 meses. Conclusões: O RLI:2-3 apresenta boa validade de conteúdo e valores de fiabilidade elevados. Quanto à sensibilidade e especificidade do instrumento, os valores também foram considerados elevados. O instrumento desenvolvido pode ser uma ferramenta útil para os profissionais de saúde e educação identificarem sinais de alerta no desenvolvimento linguístico de crianças, realizando, precocemente, o encaminhamento para uma avaliação mais especializada em Terapia da Fala.
Background: Children identified as Late Talkers (LT) are more likely to, in the future, show lower language skills than peers without history of atypical development of language. So, it is desirable a referral and early intervention. Health and education professionals refer the lack of screening instruments that allow the identification of LT. In Portugal, as far as we are aware, there is no validated instrument that allows a quick and direct application to the children aged 24-36 months. Aim: The aim of this study is to contribute to the development and validation of the Rastreio de Linguagem Infantil: 2-3 years (RLI:2-3). Methods: Exploratory, descriptive-correlational and cross-sectional study with a quantitative approach. In a first phase, the RLI:2-3 was built and its content was validated through a panel of 7 experts from the health and education areas, and the calculation of the Content Validity Index (CVI). Reliability analysis was performed by calculating the internal consistency and the criterion validity using the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories (CDI) as the gold standard. In this analysis, 207 participants were considered, 165 children with typical development (TD) and 42 LT. Results: The RLI:2-3 is applied quickly and directly to the children, allowing the analysis of expressive language skills in children between 24 and 36 months. The instrument has content validity, obtaining the CVI value of 0.957. The internal consistency for LT, calculated using Cronbach's alpha, presents α=0.905 for the 24-30 months range and α=0.945 for the 30-36 months, being considered excellent. Statistically significant differences were found between TD and LT in the instrument's dimensions. In the range of 24-30 months, the RLI:2-3 has a sensitivity of 93.8% and a specificity of 90.9%. In the group of older children (30-36 months), sensitivity is 91.1% and specificity is 90.3%. The value 27.0 was established as the cutoff point for the 24-30 months and the value 34.5 for the 30-36 months. Conclusions: The RLI:2-3 has good content validity and high reliability values. As for the sensitivity and specificity of the instrument, the values were also considered high. This instrument can be a useful tool for health and education professionals to identify red flags in the linguistic development of children, carrying out an early referral for a more specialized assessment in Speech and Language Therapy.
URI: http://hdl.handle.net/10773/40148
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

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