Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39929
Title: Etnografía de Segue-me à Capela: prácticas musicales y procesos de transmisión en la música tradicional de Portugal en el siglo XXI
Other Titles: Etnografia de Segue-me à Capela: práticas musicais e processos de transmissão na música tradicional de Portugal no século XXI
Author: Ochoa Márquez, Luisa Fernanda
Advisor: Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira
Lourenço, António José Vassalo Neves
Keywords: Canto tradicional polifónico de mulheres
Grupos urbanos de recriação
Música tradicional de Portugal
Processos de recriação e de transmissão
Defense Date: 11-Jul-2023
Abstract: Segue-me à Capela es un grupo de siete mujeres urbanas que revitalizan cantos polifónicos tradicionales de Portugal, en el contexto del movimiento transcontinental de agrupaciones musicales urbanas que interpretan músicas tradicionales y que en Portugal se conocen como Grupos Urbanos de Recriação. Se definen como un grupo de mujeres que disfruta cantar juntas canciones tradicionales de mujeres (polifónicas en su mayoría), y cuya misión es la “preservación” de esta tradición, a través de su divulgación y su transmisión. Este trabajo busca contribuir al conocimiento de las oportunidades creativas y transformadoras de las llamadas “músicas tradicionales” en el siglo XXI. Se trata de una etnografía de la actividad de Segue-me à Capela, mediante la cual pretendo conocer sus procesos de selección, interpretación y recriação de las músicas tradicionales portuguesas, indagando por el impacto en el grupo de las colecciones de etnógrafos, músicos e investigadores como Michel Giacometti y Fernando Lopes Graça, entre otros. Establezco el contexto histórico, político y cultural de surgimiento de la agrupación, su papel en el “Movimento de Recriação de Música Tradicional Portuguesa”, y su relación con el Grupo de Etnografía y Folclor de la Asociación de Coímbra (GEFAC). Indago también sobre las prácticas de transmisión del canto polifónico femenino por Segue-me à Capela, así como su rol como grupo de mujeres que se reconoce como agente de producción y transformación cultural.
Segue-me à Capela é um grupo de sete mulheres urbanas que revitalizam as canções polifónicas tradicionais de Portugal, no contexto do movimento transcontinental de grupos musicais urbanos que interpretam música tradicional e que em Portugal são conhecidos como Grupos Urbanos de Recriação. Definem-se como um grupo de mulheres que gostam de cantar em conjunto canções tradicionais de mulheres (na sua maioria polifónicas), e cuja missão é a "preservação" desta tradição, através da sua divulgação e transmissão. Este trabalho procura contribuir para o conhecimento das oportunidades criativas e transformadoras da chamada “música tradicional” no século XXI. É uma etnografia da atividade do Segue-me à Capela, através da qual pretendo conhecer os seus processos de seleção, interpretação e recriação da música tradicional portuguesa, indagando sobre o impacto no grupo das coleções de etnógrafos, músicos e investigadores, como Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça, entre outros. Estabeleço o contexto histórico, político e cultural do surgimento do grupo, o seu papel no "Movimento de Recriação de Música Tradicional Portuguesa", e a sua relação com o Grupo de Etnografia e Folclore da Associação de Coimbra (GEFAC). Indago também sobre as práticas de transmissão do canto polifónico feminino de Segue-me à Capela, bem como o seu papel como grupo de mulheres que se reconhece como agente de produção e transformação cultural.
Segue-me à Capela is a group of seven urban women who revitalize traditional polyphonic songs from Portugal in the context of the transcontinental movement of urban musical groups that interpret traditional music and that in Portugal are known as Urban Recreation Groups. They define themselves as a group of women who enjoy singing together traditional women's songs (primarily polyphonic) and whose mission is the "preservation" of this tradition through its dissemination and transmission. This work seeks to contribute to the knowledge of the creative and transformative opportunities of the so-called "traditional music" in the 21st. century. It is an ethnography of the activity of Segue-me à Capela, through which I intend to know its selection, interpretation, and recreation processes of Portuguese traditional music, inquiring about the impact on the group of the collections of ethnographers, musicians, and researchers, such as Michel Giacometti and Fernando Lopes Graça, among others. I establish the historical, political, and cultural context of the group's emergence, its role in the "Movimento de Recriação de Música Tradicional Portuguesa", and its relationship with the Ethnographic and Folklore Group of the Coimbra Association (GEFAC). I also inquire about the transmission practices of the polyphonic female singing of Segue-me à Capela, as well as their role as a group of women who recognize themselves as agents of cultural production and transformation.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39929
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Luísa_Márquez.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.