Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39927
Title: Para além do gesto: a comunicação interpessoal entre o maestro e a orquestra
Author: Nery, Daniel Guimarães
Advisor: Lourenço, António Vassalo
Cerqueira, Margarida de Melo
Foletto, Clarissa
Keywords: Direção de orquestra
Regência
Comunicação interpessoal
Liderança
Estratégias de ensaio
Defense Date: 19-Apr-2023
Abstract: O maestro de uma orquestra sinfónica é caracterizado como detentor de inúmeras competências, incluindo liderança, carisma, poder, entre outras. Apesar da ampla e multifacetada formação do maestro, a qualidade da comunicação interpessoal entre o maestro e a orquestra não tem sido objeto de estudo específico. Portanto, esta tese teve como objetivo geral perceber dificuldades identificadas na comunicação entre maestro e a orquestra, propondo estratégias de ensaio colaborativo que privilegiam a negociação e não a imposição de um “resultado artístico desejado”. Como objetivos específicos, procurou-se: (i) compreender como ocorre a comunicação interpessoal entre maestro e orquestra durante o ensaio; (ii) compreender o uso de estratégias de ensaio na comunicação verbal do maestro; (iii) diagnosticar, na perspetiva dos músicos e do maestro, qual é o papel de cada um em busca da realização e negociação dos “resultados artísticos desejados” da orquestra; (iv) perceber como as estratégias de ensaio podem estabelecer um ambiente colaborativo; (v) perceber como as contribuições da orquestra durante o ensaio podem influenciar as decisões performativas do maestro e (vi) diagnosticar e entender na perspetiva dos músicos e maestro como são as negociações em busca dos “resultados artísticos desejados. O estudo foi dividido em duas fases, com um desenho qualitativo flexível: (i) Fase 1 - Estudo Piloto e Estudo Observacional. O estudo piloto agregou ferramentas para se criar uma metodologia de recolha e análise de dados para o estudo observacional a seguir, que teve o intuito de recolher dados com evidências para o diagnóstico do papel do maestro e da orquestra e assim desenvolver um plano de estratégias de ensaio para a fase seguinte; (ii) Fase 2 – pesquisa guiada pela prática (practice-led research), onde o investigador principal, enquanto maestro, aplicou as estratégias de ensaio concebidas na primeira fase de investigação numa orquestra profissional em Portugal. Os dados apontaram que a clareza da comunicação interpessoal entre o maestro e a orquestra tem como base a capacidade que o maestro possui para motivar e inspirar a orquestra. Entretanto, a expressão dessa comunicação envolve uma outra possibilidade da liderança, o “maestro-servo”, que influencia os músicos da orquestra a serem protagonistas e conscientes das suas responsabilidades na interpretação musical, através da sua paixão, da sua visão e através das suas estratégias de ensaio colaborativo. Apesar de não terem sido analisados a longo prazo, os resultados desta investigação suportam o modelo teórico do “maestro-servo” bem como a utilização das estratégias de ensaio colaborativo que podem auxiliar o maestro a superar as dificuldades enfrentadas na comunicação interpessoal entre ele e a orquestra.
The conductor of a symphony orchestra is characterized as having numerous skills, including leadership, charisma, power, among others. Despite his/her broad and multifaceted training, a gap became evident: the quality of interpersonal communication between the conductor and the orchestra. The general objective of this thesis was to understand the difficulties identified in communication between conductor and orchestra, proposing collaborative rehearsal strategies that privilege negotiation and not the imposition of a “desired artistic outcome”). As specific objectives, we aimed to: (i) understand how interpersonal communication occurs between the conductor and orchestra during the rehearsal; (ii) understand the use of rehearsal strategies in the conductor's verbal communication; (iii) diagnose, from the perspective of the musicians and the conductor, which is the role of each one in search, fulfillment and negotiation of the “desired artistic outcomes”; (iv) understand how rehearsal strategies can establish a collaborative environment; (v) understand how the orchestra's contributions during the rehearsal can influence the conductor's performative decisions and (vi) diagnose and understand from the musicians' and conductor's perspective, how are the negotiations in search of the “desired artistic outcomes”.The study was divided into two phases, with a flexible qualitative design: (i) Phase 1 - Pilot Study and Observational Study. The pilot study added tools to create a data collection and analysis methodology for the following observational study. The observational study aimed to collect data for the diagnosis of the role of the conductor and the orchestra and thus develop a plan of rehearsal strategies for the second phase; ii) Phase 2 – practice-led research, where the principal investigator, as conductor, applied the rehearsal strategies conceived in the first research phase in a professional orchestra in Portugal. Data showed that the clarity of interpersonal communication between the conductor and the orchestra is based on the conductor's ability to motivate and inspire the orchestra, but the expression of this communication involves a different perspetive in leadership, the "servant-conductor”, who influences, through his passion, his vision and through his collaborative rehearsal strategies, the musicians of the orchestra to be protagonists and aware of their responsibilities in musical interpretation. Despite not having been analyzed in long term, the results of this investigation support the theoretical model of the "servant-conductor" as well as the use of collaborative rehearsal strategies that can help the conductor to overcome the difficulties faced in interpersonal communication between him and the orchestra.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39927
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