Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/39915
Title: | “Não te esqueças do teu chapéu!”: modelo de storification para estimular o desenho de estratégias de gamificação na educação |
Author: | Ferreira, Ana Laura Lopes |
Advisor: | Santos, Carlos Manuel das Neves Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel |
Keywords: | Narrativa Arcos narrativos Storification Gamificação Framework Ensino básico e secundário |
Defense Date: | 3-Jul-2023 |
Abstract: | Com a crescente popularidade da gamificação e a variedade de cenários em que pode ser integrada, o número de gamification designers amadores também aumentou. Este tem sido o caso dos professores do ensino básico e secundário, que são incentivados a explorar a gamificação com os seus alunos, mas têm de lidar com cargas de trabalho que os impedem de ter o tempo necessário para explorar a gamificação, para que esta possa ser usada como uma estratégia coesa, cativante e bem equilibrada. Evidências empíricas de como tornar a concepção de estratégias de gamificação bem equilibradas para o crescente número de gamification designers amadores ainda é escassa.
Este estudo apresenta a framework Here Comes the Airplane (HCA), bem como a sua aplicação num protótipo funcional. Esta framework consiste num modelo de storification que integra os princípios de gamificação da framework Octalysis e tem como objetivo ajudar os gamification designers a reimaginar a atividade que pretendem gamificar enquanto uma narrativa. O protótipo apresentado foi desenvolvido como uma ferramenta de validação da framework e do seu impacto no processo de criação de uma narrativa.
O processo de validação deste estudo centrou-se na avaliação de utilidade percecionada da framework no desenho de estratégias gamificadas em contexto educativo. O estudo guiou-se por uma metodologia de Design Based Research e contou com quatro ciclos de avaliação iterativos no fim dos quais foi possível aferir que a framework é considerada útil a vários níveis pelo seu público-alvo. With the growing popularity of gamification and the variety of scenarios it can be integrated into, the number of amateur gamification designers has also increased. This has been the case of K-12 school teachers, who are incentivized to explore gamification with students, but have to cope with workloads that prevent them from taking the necessary time to experiment with gamification, so that it can be used as a cohesive, captivating, and well-balanced strategy. Empirical evidence of how to make the design of well-balanced gamification strategies achievable to the growing number of amateur gamification designers is still scarce. This study presents the Here Comes the Airplane (HCA) Framework as well as its application to a functional prototype. This framework consists of a storification model that integrates the gamification principles of the Octalysis Framework and is aimed at helping gamification designers reimagine the activity they want to gamify as a narrative. The prototype is expected to validate the framework and its impact on the narrative creation process. The validation process of this study focused on the assessment of the perceived usefulness of the framework when designing gamified strategies in an educational context. The study was guided by a Design Based Research methodology and included four iterative evaluation cycles, at the end of which it was possible to assess that the framework is considered useful at various levels by its target audience. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/39915 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Ana_Laura_Ferreira.pdf | 5.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.