Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39913
Title: O legado pedagógico de Otakar Ševčík na aprendizagem de golpes de arco e outras técnicas violinísticas
Author: Monteiro, Ricardo Jorge Domingues
Advisor: Santana, Helena Maria da Silva
Keywords: Otakar Ševčík
Técnicas de arco
Escola da técnica de arco
40 variações
Defense Date: 30-Nov-2022
Abstract: Este relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Ensino de Música do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. No primeiro capítulo está inserido o projeto de investigação constituído por duas componentes: (1) a vida e obra de Ševčík e seus princípios orientadores para a criação metodológica através da análise de uma entrevista de seu aluno Otto Meyer; (2) a análise de características musicais gerais do seu sistema inovador e de seus métodos focados na aprendizagem de técnicas de arco. O segundo capítulo inicia-se com uma descrição sobre a instituição de acolhimento relativa ao estágio profissionalizante, apresentando uma breve contextualização histórica e cultural da região a que a academia pertence, bem como informação relacionada com projetos, sua missão e sua comunidade escolar. No terceiro capítulo podemos encontrar todos os relatórios de aulas observadas e planificações das aulas lecionadas e ainda o percurso profissional do Professor Supervisor Nuno Soares (AMCP, UA) e da Professora Cooperante Patrícia Durães (AMCP). Os alunos que foram selecionados têm graus e idades muito distintas com o objetivo de contactar com diversos desafios e competências a nível interpessoal e pedagógico. A análise qualitativa do método de Ševčík é sustentada através de uma investigação-ação realizada a quatro alunos da Academia de Música de Castelo de Paiva e ao mestrando, com uma seleção de exercícios deste pedagogo. No fim deste capítulo podemos encontrar dados e conclusões obtidas durante a investigação-ação.
The internship report is part of the Supervised Teaching curricular unit, inserted in the Master´s Degree in Music Teaching from Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. In the first chapter is inserted the research projecto consisting of two components: (1) the life and work of Ševčík and his guiding principles for methodological creation through the analysis of an interview carried out by his student Otto Meyer; (2) the analysis of general musical characteristics of your innovative system and the methods focused on learning bow techniques. The second chapter begins with a description of the host institution regarding the professional internship, presenting a brief historical and cultural contexto of the region to which the academy belongs, and information related to projects, its mission, and its school community. In the third chapter we can find all the reports of observed lessons and planifications of classes taught and also the professional career of my Supervisor Professor Nuno Soares (AMCP, UA) and the Cooperator Advisor Professor Patrícia Durães (AMCP). The students who were selected have very different degrees and ages in order to come into contact with many challenges and competences at an interpersonal and pedagogical level. The qualitative analysis of Ševčík´s method is supported by a case study carried out with four students from Academia de Música de Castelo de Paiva and the master´s student, with a selection of exercises from this pedagogue. At the end of this chapter we can find data and conclusions obtained during the action research.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39913
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ricardo_Monteiro.pdf5.52 MBAdobe PDFembargoedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.