Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/39896
Title: | Estruturando uma Avaliação do Desempenho Docente no contexto do Desenvolvimento Profissional |
Other Titles: | Structuring a Teacher Performance Evaluation in Professional Development context |
Author: | Macedo, Mário Andrade, Ana Isabel Paixão, Fátima |
Keywords: | Desenvolvimento profissional Avaliação do desempenho docente Prática reflexiva Colaboração Profissionalidade docente |
Issue Date: | Sep-2022 |
Publisher: | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Associação Portuguesa de Educação em Ciências |
Abstract: | O estudo que se apresenta faz parte de uma investigação mais abrangente. Tem como foco investigativo a Avaliação do Desempenho Docente (ADD) e tem como objetivo analisar e aprofundar conhecimentos na relação entre a ADD e o Desenvolvimento Profissional (DP) dos professores. Visa, também, perspetivar e definir algumas linhas orientadoras para o desenvolvimento de uma cultura de ADD que seja contextualizada, colaborativa e potenciadora do DP dos professores, uma vez que a Escola deve contribuir para a (re)qualificação do corpo docente, através de dinâmicas que visem a melhoria da Escola, identificando necessidades e demais potencialidades junto dos professores. A nível metodológico, esta investigação define-se como estudo de caso e, do ponto de vista do paradigma investigativo, trata-se de um estudo de carácter interpretativo-qualitativo. A natureza do estudo é mista, na medida em que integra de forma articulada uma abordagem quantitativa e qualitativa. Neste estudo foram utilizadas como técnicas e instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário on-line e a entrevista semiestruturada. Os resultados desta investigação evidenciam que a relação existente entre a ADD e o DP é parte de um investimento feito pelo professor ao longo da sua carreira profissional, enquanto que a ADD face ao DP consegue evidenciar falhas presentes no professor. Desta forma, é fundamental que na Escola sejam formados pequenos grupos colaborativos partilhando objetivos comuns, por forma a potenciar o DP na ADD, que, além de incentivar o espírito de entreajuda, o ambiente de partilha e colaboração, estimula ainda uma maior proximidade entre colegas de diferentes grupos de docência, que por sua vez acabam por ter influência direta no DP do professor.Também se conclui que o DP é reforçado nas formações que os professores frequentam, contribuindo para a obtenção de novas aprendizagens, constituindo-se como um fator influente na aquisição de novos conhecimentos para aplicação em contexto profissional. Para que haja uma cultura de avaliação do desempenho docente contextualizada, colaborativa e potenciadora do desenvolvimento profissional, é também necessário delinear uma estratégia no modo como se avalia o docente. No caso das observações de aulas, pares pedagógicos, inter e intra-visões e coadjuvações de aulas, que são feitas numa lógica de avaliação, encontram no DP também uma forma de partilha e aquisição de novos conhecimentos. Conclui-se que a ADD poderá constituir-se como um fator fundamental ao percurso do professor, uma vez que incide sobre várias componentes identificadas como finalidades ao DP, caso do conhecimento científico, didático, pedagógico e metodológico. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/39896 |
ISSN: | 978-989-53300-9-6 |
Publisher Version: | https://apeduc.ipcb.pt/wp-content/uploads/2022/09/Livro-Resumos-Final_Rv.pdf |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro-Resumos-Final_Rv.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.