Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39847
Title: Contributos da didática das ciências para a (re)construção de conceções e práticas de futuros professores do ensino básico
Author: Seabra, Mónica
Advisor: Vieira, Rui Marques
Keywords: Formação inicial de professores
Educação em ciências
1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Conceções CTS
Práticas didático-pedagógicas
Didática das ciências
Defense Date: 17-Nov-2023
Abstract: As Instituições de Ensino Superior que asseguram a formação inicial de professores têm responsabilidades acrescidas na adequação de uma oferta de qualidade que permita que os jovens professores contribuam para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem das Ciências. Além de se apresentarem e discutirem novas abordagens e práticas relevantes que vão ao encontro das recomendações internacionais para o ensino das Ciências, é preciso adotá-las na formação inicial de professores permitindo, desde logo em contexto de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS), articular as dimensões educativa e investigativa das Ciências. Neste quadro, esta investigação focou-se em averiguar o impacte de uma Unidade Curricular (UC) de Didática das Ciências, integrada no 1.º ano de um Mestrado em ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB de uma Instituição de Ensino Superior pública portuguesa, ao nível, por um lado, das conceções de dez futuras professoras sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e, por outro, da transposição didática das competências desenvolvidas nessa UC para o contexto da PPS. A investigação, de natureza qualitativa, assenta num plano metodológico de Investigação-Ação, tendo sido realizados dois ciclos em três anos letivos consecutivos. Para avaliar o impacte da UC de Didática das Ciências nas conceções e práticas das futuras professoras, recorreu-se à técnica de inquérito, através da aplicação do questionário “Views-On-Science-Technology-Society” (VOSTS) na sua versão abreviada e adaptada para Portugal por Canavarro (2000), e da realização de entrevistas individuais semiestruturadas. Utilizou-se, também, a técnica de análise documental através dos portfólios crítico-reflexivos, que cada futura professora construiu no âmbito da PPS, e dos registos feitos no Diário do Investigador. Os dados recolhidos foram sujeitos a análise de conteúdo, cuja validade e fiabilidade, que se realizou neste estudo, procuram suportar os resultados e conclusões que se apresentam. Os resultados obtidos indicam que, de acordo com o esquema de classificação das opções de resposta usado no VOSTS, no início da UC de Didática das Ciências, as futuras professoras expressaram mais conceções ingénuas do que no final, salientando-se, todavia, que em ambos os momentos as futuras professoras evidenciaram maioritariamente, conceções consentâneas com as categorias definidas como realistas e aceitáveis. No que se refere às suas práticas didático-pedagógicas foi possível constatar que as futuras professoras implementaram, nos contextos formais educativos de Estudo do Meio (1.º CEB) e particularmente de Ciências Naturais (2.º CEB), estratégias e atividades abordadas e exploradas na UC de Didática das Ciências. Entre estas, destacam-se a realização de visitas a espaços de Ciência e Tecnologia, a participação de elementos da comunidade científica e profissional, o trabalho prático e investigativo e, ainda, as estratégias e atividades facilitadoras do processo de clarificação de valores e de apelo a capacidades de Pensamento Crítico e Criativo. Os resultados obtidos, parecem indicar que a UC, de forma consistente ao longo da investigação e com todas as futuras professoras, contribuiu para a melhoria das suas conceções sobre CTS e para que se concretizasse a transposição didática das competências profissionais desenvolvidas na mesma para o contexto da PPS. Conclui-se que a UC de Didática das Ciências pode ser uma via para a (re)construção das conceções CTS dos futuros professores e para práticas didático-pedagógicas diversificadas e fundamentadas na investigação. Esta UC proporcionou consistentemente a estas futuras professoras competências no sentido de as virem adotar e mobilizar em contexto profissional. Deste estudo emergem diferentes contributos para a compreensão e eventual melhoria da formação de futuros professores em ensino das Ciências, como as relativas as estratégias de formação adotadas na Didática das Ciências. Acrescenta-se que esta investigação avança com uma proposta de referencial de boas práticas para a formação inicial de professores do Ensino Básico que promova uma articulação entre as Unidades Curriculares envolvidas (e outras).
Higher Education Institutions that provide Initial Teacher Education, have added responsibilities in adapting a quality offer that allows young teachers to contribute to improving the quality of Science teaching and learning. In addition to presenting and discussing new approaches and relevant practices that meet international recommendations for Science teaching, it is necessary to adopt them in Initial Teacher Education ensuring interaction between theory and practice in the context of Supervised Teaching Practice (STP) context. Withing this framework, the present study focused on to ascertain the impact of a Curricular Unit (CU) of Didactic of Sciences, part of the 1ˢᵗ year of the Master’s in 1ˢᵗ Cycle of Basic Teaching and Mathematics and Natural Sciences in the 2ⁿᵈ Cycle of Basic Teaching of a Portuguese Higher Education Institution, in terms of, on the one hand, the views of eleven future teachers on Science- Technology-Society (STS) and, on the other and, the didactic transposition of the skills naïved in this CU to the context of STP. This qualitative study is based on a research plan of Research-Action, with two cycles being carried out in three consecutive academic years. In order to assess the impact of the CU of Didactic of Sciences on the views and practices of future teachers, the survey technique was used, through the application of the questionnaire “Views-On-Science-Technology-Society” (VOSTS), in its abbreviated version previously adapted and validated for Portugal by Canavarro (2000), and conducting individual semi-structured interviews. The technique of documentary analysis was also used trough the reflective portfolios, which each future teacher constructed within the scope of STP, and the records made in Researcher Diary. The collected data were performed to content analysis, whose validity and reliability, wich was carried out in this study, seek to support the results and conclusions that are presented. The results indicate that, according to the classification scheme of the response options used in VOSTS, at the beginning of the CU of Didactic of Sciences, future teachers expressed more naive views than at the end, noting, however, that in both moments the future teachers mostly showed views consistent with the categories defined as realistic and acceptable. In relation to their didactic-pedagogical practices, it was possible to verify that the future teachers implemented, in the formal educational contexts of primary school, particularly in science discipline, strategies and activities addressed and explored at the CU of Didactic of Sciences. Among these, are highlight field trips to a real Science and Technology contexts, the participation of members of the scientific and professional community, practical and inquiry work, and also strategies and activities that facilitate the process of clarifying values and foresting for Critical and Creative Thinking skills. The results seem to indicate that the CU, consistently throughout this study and with all future teachers, contributed to the improvement of their STS views and to the didactic transposition of the professional skills developed in it to the context of STP. From this study, different contributions emerge, albeit modest, for the understanding and eventual improvement of the training of future teachers in Science teaching. It is concluded that the CU of Didactic of Sciences can be a path for the (re)construction of the STS views of the future teachers and so that didactic-pedagogical practices capable of guaranteeing and adequate scientific education are consistently appropriated by them, in the sense of being adopted in a professional context, without the support and monitoring underlying the training period. It should be also added that this study advances with a proposal for a benchmark of good practices for the Initial Teacher Education that promotes articulation between the Curricular Units involved (and others).
URI: http://hdl.handle.net/10773/39847
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Mónica_Seabra.pdf9.96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.