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dc.contributor.advisorAmorim, Marlene Castropt_PT
dc.contributor.advisorMoura, Ana Pinto dept_PT
dc.contributor.authorOliveira, Gonçalo Filipe Vieirapt_PT
dc.date.accessioned2023-12-19T10:23:07Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/39844-
dc.description.abstractO presente documento descreve o trabalho realizado na startup LUGGit, cujo principal objetivo consistiu na melhoria do processo de planeamento diário das rotas, crítico para a prestação do serviço. Com a reabertura do turismo ao Mundo após a pandemia do COVID-19, existe um grande aumento na procura pelos vários produtos e serviços neste setor. Este fator, aliado à grande competitividade que a globalização trouxe aos mercados, torna imperativo que empresas neste setor se encontrem bem estruturadas e possuam a devida capacidade de modo a suportar este aumento de forma eficiente e rentável. Nesse sentido, foi feita uma analise ao estado atual a um dos processos mais críticos para a correta prestação do serviço que a LUGGit oferece, onde foi possível identificar os pricipais problemas e lacunas, que serviram de base para o desenvolvimento de um problema de otimização combinatória. O problema consistiu numa variante do VRP, que foi construído com o atual processo em mente, de forma a replicar a realidade operacional o melhor possível e obter, desta forma, rotas ajustadas ao problema do dia-à-dia. Após a construção do modelo, foram feitas várias comparações entre o output do modelo e o processo atual, onde foram verificadas melhorias significativas na qualidade do output das rotas, com reduções nos tempoes de viagem em volta dos 12%. Além destas melhorias na qualidade do output, o novo processo é também mais objetivo e potencialmente mais rápido, caso os dados venham previamente modelados.pt_PT
dc.description.abstractThe following document describes the work carried out at the startup LUGGit, whose main objective was to improve the daily route planning process, critical for correctly providing the service. With the reopening of tourism to the world after the COVID-19 pandemic, there is a huge increase in demand for the various products and services in this sector. This factor, combined with the great competitiveness that globalization has brought to the markets, makes it imperative that companies in this sector are well structured and have the necessary capacity to support this increase in an efficient and profitable way. In this sense, an analysis was made of the current state of one of the most critical processes for the correct provision of the service that LUGGit offers, where it was possible to identify the main problems and gaps, which served as the basis for the development of a combinatorial optimization problem. . The problem consisted of a variant of the VRP, which was built with the current process in mind, in order to replicate the operational reality as best as possible and thus obtain routes adjusted to the day-to-day problem. After the construction of the model, several comparisons were made between the output of the model and the current process, where significant improvements were verified in the quality of the output of the routes, with reductions in travel times around 12%. In addition to these improvements in the output quality, the new process is also more objective and potentially faster, if the data is previously modeled.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectVRPpt_PT
dc.subjectCOPpt_PT
dc.titleDesenvolvimento de um sistema de apoio à decisão no processo de planeamento diário de rotas de uma startup portuguesapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2025-07-13-
dc.description.masterMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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