Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39804
Title: Design de um jogo sério histórico para turismo cultural
Author: Gonçalves, Alice João Coanhas
Advisor: Zagalo, Nelson
Silva, Cátia Sofia Vieira da
Keywords: Jogo sério
Património cultural e histórico
Aldeias históricas
Realidade aumentada
Turismo cultural
Defense Date: 14-Jul-2023
Abstract: A preservação do património cultural e histórico é fundamental para a continuidade de tradições e culturas dos antepassados, e por este motivo a promoção do turismo cultural é hoje um elemento central nas políticas culturais. Na presente investigação pretende-se desenvolver conteúdo multimédia, mais concretamente um jogo sério, cujo objetivo passa por incrementar o engajamento de turistas com a cultura e história do local. O jogo foi implementado na aldeia de Almeida, parte da rede de 12 aldeias associadas às Aldeias Históricas de Portugal. O jogo foi testado, com foco no engajamento do jogador, interpretando-se o potencial de implementação noutras aldeias e locais de interesse cultural. Para o desenvolvimento da investigação foi necessária uma metodologia, que contribuísse para a organização do trabalho de investigação. A metodologia que mais se enquadrava na dissertação é o Design Science Research, sendo a mais focada no desenvolvimento de conteúdos multimédia, neste caso um jogo digital. Após a realização do protótipo de jogo aplicado a um momento histórico da aldeia de Almeida, foram aplicados testes que validam a jogabilidade, usabilidade e aprendizagem da história. Em suma, foi possível concluir que o protótipo promoveu a aprendizagem sobre a história de Almeida e, por isso, considera-se que este género de jogos tem potencial para a transmissão e preservação do património cultural e histórico de um local.
The preservation of cultural and historical heritage is essential for the continuity of traditions and cultures of the ancestors, and for this reason the promotion of cultural tourism is now a central element in cultural policies. In this research we intend to develop multimedia content, more specifically a serious game, whose goal is to increase the engagement of tourists with the culture and history of the place. The game was implemented in the village of Almeida, part of the network of 12 villages associated to the Historical Villages of Portugal. The game was tested, focusing on player engagement, interpreting the potential for implementation in other villages and places of cultural interest. For the development of the research, a methodology was needed, which would contribute to the organization of the research work. The methodology that best fit the dissertation is Design Science Research, being the most focused on the development of multimedia content, in this case a digital game. In short, it was possible to conclude that the prototype promoted learning about the history of Almeida and, therefore, it is considered that this genre of games has potential for the transmission and preservation of the cultural and historical heritage of a place.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39804
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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