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Title: Bases estratégicas para a entrada de uma consultora no mercado de comunicações espaciais
Author: Bessa, Paulo Jorge Cardoso
Advisor: Ferreira, José António de Vasconcelos
Keywords: Indústria espacial
Comunicações espaciais
Bases estratégicas
Entrada no mercado
Cadeia de abastecimento
Análise SWOT
Integração vertical
Defense Date: 7-Jul-2023
Abstract: A indústria espacial e, consequentemente, o mercado de comunicações espaciais, vive atualmente um fenómeno de privatização potenciando a criação de diversos fatores tecnológicos e empresarias que geram janelas de oportunidade. Neste sentido, o projeto abordado neste trabalho incide na criação de bases estratégicas para a entrada de uma empresa consultora no mercado de comunicações espaciais. Este trabalho incide em 2 dimensões, nomeadamente, a dimensão principal, que corresponde ao desenvolvimento de bases estratégicas para entrada no mercado de comunicações espaciais, e a dimensão secundária, que corresponde à obtenção de conhecimento adicional sobre a indústria espacial, com principal foco ao nível da sua cadeia de abastecimento. A metodologia utilizada possui uma forte componente de pesquisa e investigação com recurso a técnicas diretas e indiretas de recolha de informação, recorrendo a ferramentas estratégicas como a análise SWOT. Como contributo, deste projeto resultou o desenho da cadeia de abastecimento da indústria espacial, composta por 3 segmentos (upstream, midstream e downstream), e das principais tendências da mesma focadas na procura da otimização da cadeia, capacitação tecnológica e modelos de negócio inovativos. O presente trabalho contribui também com a elaboração de uma estratégia de entrada no mercado de comunicações espaciais que, através de parceria estratégica com um operador de satélite, materializa uma integração vertical, estabelecendo uma relação mais direta e de maior valor acrescentado com o cliente. Por fim foram igualmente identificados um conjunto de fatores críticos de sucesso para uma futura implementação.
The space industry and, consequently, the space communications market, is currently undergoing a privatization phenomenon that is creating several technological and business factors that generate many opportunities. In this sense, the project addressed in this work focuses on the creation of strategic bases for the entry of a consulting company in the space communications market. This work focuses on 2 dimensions, namely, the primary dimension, which corresponds to the development of strategic bases for entering the space communications market, and the secondary dimension, which corresponds to obtaining additional knowledge about the space industry, focusing on its supply chain. The methodology used has a strong research and investigation component with recourse to direct and indirect information gathering techniques, using strategy tools such as SWOT analysis. As a contribution, this project resulted in the design of the space industry supply chain, composed by 3 segments (upstream, midstream and downstream), and its main trends, based on the search for optimization of the chain, technological capability and innovative business models. This work also contributes with the elaboration of an entry strategy in the space communications market that, through a strategic partnership with a satellite operator, materializes a vertical integration, establishing a more direct and higher added value relationship with the client. Finally, a set of critical success factors for future implementation were also identified.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39778
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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