Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39659
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá-Chaves, Idáliapt_PT
dc.contributor.authorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedrosopt_PT
dc.date.accessioned2023-10-31T11:24:16Z-
dc.date.available2023-10-31T11:24:16Z-
dc.date.issued1996-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/39659-
dc.description.abstractA problemática que este estudo aborda enquadra-se na formação inicial de educadores de infância e, especificamente, na supervisão da prática pedagógica. 0 principal objectivo desta investigação foi identificar nos modelos e estilos de supervisão quais as características e formas de relacionamento interactivo que, no discurso verbal entre supervisor e supervisado, são identificadores de ocorrência de processos de autonomização de um relativamente ao outro. Ou seja, verificar como os processos supervisivos se apresentavam, como facilitadores (ou não) da ocorrência da autonomização progressiva dos formandos. Como estratégia de investigação dentro de uma perspectiva interpretativista, o estudo tomou a configuração de um estudo de caso, integrador três sub-casos, tendo sido utilizados procedimentos metodológicos de investigação-acção. Estudámos e analisámos interacções verbais em três díades supervisivas (cada díade composta por supervisor e supervisado), nos seus próprios contextos de prática pedagógica. Os resultados obtidos nesta investigação facilitaram a consecução dos objectivos de estudo e, salvaguardando as suas naturais limitações que o próprio estudo nos revelou, é nossa convicção que ele pode contribuir para o aprofundamento das questões que se relacionam com a realidade da prática pedagógica com o desenvolvimento profissional autonomizante e com a natureza dos processos supervisivos que lhe estão subjacentes.pt_PT
dc.description.abstractThe set of questions focussed in this study are situated within the pre-service edution of pre-school teachers and, specifically, within the supervision of pre-service practice. Given different supervision models and styles, the main purpose of this research was the identification of the characteristics and the forms that interaction relations take which, in oral discourse between supervisor and supervisee (student-teacher), signal the presence of autonomizing processes. ln other words, we aimed at checking whether and how supervision processes act as facilitators or obstacles to the progressive autonomization of student-teachers. Within an interpretive approach, the research strategy chosen was that of a case-study, integrated by three sub-cases, and the methodological procedures were those of action-research. We have studied and analysed oral interactions in three dyads (each dyad formed by a supervisor and a supervisee) in the contexts of teaching practice itself. The results of this investigation have made it easier to attain the study purpose and, despite its inherent limitations revealed in the study itself, we are certain it may be a contribute to a deeper understanding of the questions connected with real teaching practice, autonomizing professional development, and the nature of their underlying supervision processes.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducadores de infânciapt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectSupervisão de professorespt_PT
dc.titleModelos e estilos de supervisão facilitadores dos processos de autonomiapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Supervisãopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Deolinda_Ribeiro.pdf141.06 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.