Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39655
Title: O trabalho laboratorial em biologia no ensino secundário: das propostas curriculares às expectativas dos alunos
Author: Silva, Isabel Maria Cruz Porfírio da
Advisor: Martins, Isabel
Keywords: Objectivos educativos
Motivação dos alunos
Experiências de laboratório
Ensino da biologia
Currículos
Defense Date: 1999
Abstract: O presente estudo foi motivado pela revisão curricular em curso, a qual, provavelmente, introduzirá alterações na organização actual do Ensino Secundário, incluindo a integração da componente de formação técnica na formação específica, o que significa, na prática, o desaparecimento da disciplina de Técnicas Laboratoriais de Biologia (T.L.B.), criada pela reforma de 1986. A educação em ciências, a par da aquisição do conhecimento das ideias e explicações mais importantes da ciência, da natureza do próprio conhecimento científico e da sua história, assim como dos procedimentos do inquérito científico, deve desenvolver o gosto pela aprendizagem de assuntos de natureza científica e/ou tecnológica. Neste contexto, o nosso trabalho apresenta duas intenções principais: a de identificar as expectativas dos alunos, face a uma disciplina de cariz predominantemente experimental e a de caracterizar diferentes tipos de actividades laboratoriais, propostas nos manuais escolares, partindo do pressuposto que, para muitos professores, estas serão orientadoras de práticas de sala de aula. Os resultados alcançados servirão para fundamentar alternativas de organização curricular do Ensino Secundário, mais consentâneas com os interesses e necessidades de formação dos alunos. A investigação processou-se em duas fases, com recurso a métodos próprios para cada uma delas: um estudo empírico, realizado entre Outubro e Dezembro de 1997, envolvendo a aplicação de um questionário de resposta escrita, construído para esse efeito, com questões maioritariamente fechadas, a uma amostra constituída por 579 alunos de T.L.B. - Bloco l, de 27 escolas secundárias do distrito de Aveiro; análise documental de curricula e programas da área da Biologia, desde o inicio do século XX e de fichas de actividades laboratoriais apresentadas em manuais de T.L.B., bloco I. As respostas às questões fechadas dos questionários foram objecto de tratamento estatístico, com recurso a técnicas da estatística descritiva, utilizando o programa EXCEL. As questões de resposta aberta foram sujeitas a análise de conteúdo, recorrendo-se, para o efeito, à construção de categorias de resposta. A primeira parte da análise documental a que procedemos, incidindo sobre legislação publicada e programas das disciplinas, mostrou a existência de sucessivas alterações curriculares, que levaram, umas à inclusão do trabalho laboratorial na respectiva disciplina base, outras à sua separação. Para a análise das propostas apresentadas em manuais escolares de T.L.B. - Bloco I utilizámos uma grelha construída no âmbito do projecto europeu "Labwork in Science Education”.¹ As conclusões do estudo apontam para o elevado interesse dos alunos pela Biologia e pelos temas com ela relacionados, aliado ao gosto pelo trabalho laboratorial, o que justifica, em parte, a escolha de uma área de ciências, para prosseguir a formação escolar pós-obrigatória. É ainda de destacar a convergência verificada entre os gostos dos alunos e as propostas apresentadas pelos manuais, em termos de fichas de trabalho. Nesta base, apresentamos algumas sugestões para uma revisão curricular, com vista a melhorar a formação em Biologia proporcionada pelo Ensino Secundário e das quais destacamos, a integração de actividades diversificadas de trabalho laboratorial nas estratégias de ensino da disciplina e a realização de projectos de investigação experimental, naquela que virá a ser, na nova organização do Ensino Secundário, a Área de Projecto. ¹Project PL 95-2005, "Labwork in Science Education", European Commission.
The reason for the present study was the revision of the Curricula, now in progress, which will, probably, introduce some changes to the Upper Secondary School¹ teaching process. Among those changes there's the connection of the technical and scientific components, which means the vanishing of the subject "Tecnicas Laboratoriais de Biologia" (Labwork in Biology), created by the reform of 1986. Science Education, simultaneously with the learning of scientific knowledge and its history as well as the scientific investigation procedures, should develop the liking to learn subjects of scientific and/or technical nature. In this way, our work presents two main aims: • To identify the students' future prospects concerning a predominantly experimental subject. • To characterize different patterns of lab activities proposed in school books, considering that, for many teachers, those lab activities are the guide lines for the lesson performance. The achieved results will be useful to settle different ways of Curricula organization for the high level, which can better suit the interests and needs of the students' education. The investigation was carried on through two different stages, using particular methods for each of them: 1. An empirical study which took place between October and December 1997, involving a written inquiry, built, largely, of closed questions, to a sample formed by 579 students of "Tecnicas Laboratoriais de Biologia", 1st form, from 27 secondary schools in Aveiro district. 2. Documental analysis both of Curricula and syllabi within the area of Biology, since the beginning of the 20th century, and labwork sheets from labwork school books. The answers to closed questions were treated statistically, resorting to descriptive statistics, by using the Excel Program. The open answers were analysed concerning their content, by constructing different answer categories. The first stage of the documental analysis which we carried on and which fell upon published legislation and different subjects syllabi, showed the existence of successive curricula changes, some of them leading to the inclusion of labwork in its main subject, others to its dissociation. For the analysis of the suggestions presented in labwork school books, we used a file built according to the European Project Labwork in Science Education². The study's conclusions point out both the great students' interest for Biology and the topics related to it, and the liking for labwork which, in a way, explains the choice of a Science area in order to proceed the post compulsory Education. One must, also, point out the similarity between the students' likings and the suggestions presented by the school books in terms of labwork sheets. Considering all this, we will present some indications for a Curricula revision, with a view to improve Biology Education which students can afford during their Upper Secondary School. From those suggestions we will point out the inclusion of different labwork activities in the Biology teaching process as well as experimental investigation projects in what will become a Project Area according to the new Upper Secondary School organization. ¹ 10th, 11th, 12th forms - the 3 last years of Secondary Education, preceding University. ² Project PL 95-2005, "Labwork in Science Education", European Commission.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39655
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Isabel_Silva.pdf42.21 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.