Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39579
Title: A presença da cultura espanhola nos manuais escolares do ensino secundário
Author: Nobre, Juliana Beatriz Gonçalves
Advisor: Pérez Pérez, Noemí
Keywords: Cultura espanhola
Espanhol língua estrangeira
Manual escolar
Ensino de espanhol
Defense Date: 13-Jul-2023
Abstract: O presente Relatório de Estágio foi realizado com o objetivo de compreender a forma como os manuais escolares do Ensino Secundário (10.º e 11.º) fazem referência à cultura espanhola. Deste modo, foram analisados os manuais Endirecto.es 1 e Endirecto.com 2. Inicialmente, foi apresentado o conceito de cultura e qual a sua ligação com o ensino das línguas estrangeiras (LE). Seguidamente, foi fundamental perceber como está previsto o ensino da cultura através da análise dos documentos reguladores do Ensino de Espanhol como LE, Aprendizagens Essenciais, QECRL e MCER. Posteriormente, foi apresentada uma definição de manual escolar, assim como as suas principais funções, tendo sido referenciada a presença da cultura nos mesmos. Para terminar, foi descrita a metodologia de trabalho acompanhada por uma breve apresentação dos manuais em estudo, estes foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Esta análise permitiu concluir que a cultura espanhola tem destaque nos manuais escolares, no entanto é incluída de uma forma implícita.
El presente trabajo ha sido realizado con el objetivo de comprender la forma como los manuales escolares de Secundaria (10.º y 11.º) hacen referencia a la cultura española. Para ello, han sido analizados los libros del alumno Endirecto.es 1 y Endirecto.com 2. Inicialmente, ha sido presentado el concepto de cultura y su ligación con la enseñanza de lenguas extranjeras (LE). Luego, ha sido fundamental percibir como se desarrollada la enseñanza de la cultura a partir del análisis de los documentos reguladores de la enseñanza del Español como LE, Aprendizagens Essenciais, QECRL, y MCER. Posteriormente, ha sido presentada una definición de manual, así como sus principales funciones, referenciando la presencia de la cultura en los mismos. Por último, ha sido descrita la metodología de trabajo acompañada de una breve presentación de los libros del alumno em estudio que han sido analizados de forma cuantitativa y cualitativa. Este análisis ha permitido concluir que la cultura española tiene destaque en los manuales, sin embargo es incluida de manera implícita.
The current report was carried out with the goal of understanding how secondary school textbooks (10th and 11th) refer to Spanish culture. In this manner, the textbook Endirecto.es 1 and Endirecto.com 2 were analysed. Initially, the concept of culture was presented and its connection with the teaching of foreign languages (FL). Next, it was fundamental to understand how the teaching of the culture is foreseen through the analysis of the regulatory documents from teaching the Spanish language as FL, Aprendizagens Essenciais, QECRL and MCER. Subsequently, a definition of a school textbook was presented, as well as its main functions, with reference to the presence of culture in them. Finally, the work methodology was described accompanied by a brief presentation of the manuals under study, these were analysed quantitatively and qualitatively. This analysis allowed us to conclude that Spanish culture is highlighted in school textbo, however it is implicitly included
URI: http://hdl.handle.net/10773/39579
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Juliana_Nobre.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.