Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39578
Title: HistóricoPod: o mundo da história: a utilização de podcasts no ensino da história de Portugal no 2º CEB
Author: Pereira, Rosa Isabel Viseu
Advisor: Carvalho, António Vitor Nunes de
Keywords: Podcasts
Tecnologias da informação e comunicação
Ensino
História
Geografia de Portugal
Defense Date: 14-Jul-2023
Abstract: Este estudo visou compreender de que forma é possível desenvolver um projeto em contexto educativo focado nas potencialidades da utilização dos podcasts articulando os diferentes conteúdos e áreas curriculares, através da utilização de diversas estratégias pedagógicas capazes de promover a utilização das TIC em sala de aula, nomeadamente na disciplina de História e Geografia de Portugal. Desta forma, foi planeado e desenvolvido um projeto de intervenção denominado “HistóricoPod: O mundo da História”. Este projeto foi desenvolvido em oito etapas, numa escola do município de Aveiro, com duas turmas do 5.º ano de escolaridade. Foi utilizada uma metodologia de caráter qualitativo, com características da investigação-ação, cujos instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e participante, questionários e recolha documental. De forma a obter evidências sobre o progresso das competências dos alunos e avaliar o próprio projeto, foram passados aos alunos um questionário inicial e um questionário final, sendo os dados recolhidos submetidos a uma análise de conteúdo. A interpretação dos resultados da análise dos dados feita permite concluir que o projeto permitiu o aprofundamento dos conhecimentos dos alunos relativamente às temáticas da História de Portugal abordadas, através da utilização e criação dos diferentes podcasts, tendo em consideração as diferentes áreas e conteúdos presentes nos documentos orientadores portugueses, nomeadamente nas Aprendizagens Essenciais e no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. Este projeto permitiu que os alunos vivessem momentos de reflexão, questionamento, curiosidade e contacto com as novas tecnologias em sala de aula, nomeadamente com os podcasts. Os resultados demonstraram ainda que as diferentes estratégias didáticas utilizadas no decorrer do projeto despertaram uma nova visão da História de Portugal nos alunos, deixando-os mais cativados e interessados nas diferentes temáticas.
This study aimed to understand how it is possible to develop a project in an educational context focused on the potential of using Podcasts in the teaching of the History of Portugal, articulating the different contents and curricular areas, using several pedagogical strategies capable of promoting the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the classroom, namely in the subject of History and Geography of Portugal. Thus, it was planned and developed an intervention project called "HistóricoPod: O mundo da História". This project was developed during the second semester, divided into eight stages, in a school in the municipality of Aveiro, within two classes of 5ᵗʰ grade of the 2ⁿᵈ CEB. A qualitative methodology was used, based on characteristics of action research, whose data collection tools were direct and participant observation, surveys, and document collection. To obtain evidence on the progress of students' skills and assess the project itself, initial and final questionnaire surveys were implemented, and at a later stage the data were analyzed and subjected to in-depth content analysis. The data analysis allows us to conclude that the project developed significant effects in terms of the student’s knowledge regarding significant effects in terms of the HGP themes, through the use and creation of different podcasts, taking into consideration the different areas and contents present in the guiding documents. This project allowed the students to have moments of reflection, questioning, curiosity and contact with new technologies, namely with podcasts in the classroom. The results also showed that the different didactic strategies used during the project awakened a new vision of the History of Portugal to the students, leaving them more captivated and interested in the different themes.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39578
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Rosa_Pereira.pdf9.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.