Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39577
Title: Como trabalhar o conhecimento lexical de forma a melhorar a compreensão da leitura: contributo de um estudo realizado no 4º ano do 1º CEB
Author: Marques, Mariana Almeida Monteiro Marques
Advisor: Teixeira, Maria Madalena Teles de Vasconcelos Leite Dias Ferreira e
Keywords: Ensino contextualizado
Articulação de domínios
Conhecimento lexical
Compreensão da leitura
Laboratório gramatical
Pedagogia dos discursos
Defense Date: 3-Jul-2023
Abstract: O presente relatório de estágio surge no âmbito das unidades curriculares de Seminário de Orientação Educacional (SOE) e Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e versa sobre o projeto de investigação implementado no 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esse projeto de investigação surge das dificuldades dos alunos em relação ao léxico e à compreensão de textos observadas no referido contexto. Tem como principais objetivos conhecer a perceção dos alunos em relação aos domínios da Gramática e da Leitura, verificar de que forma é que o ensino contextualizado do léxico pode melhorar a compreensão da leitura/texto, bem como verificar os benefícios do uso do Laboratório Gramatical para a aprendizagem do léxico, enquanto estratégia didática. Do enquadramento teórico que serviu de base para este trabalho fazem parte a Gramática, a Leitura e a articulação de ambas; o Laboratório Gramatical, a Pedagogia dos Discursos e a articulação entre ambos e o ensino/aprendizagem do léxico. Com base em tudo isto, foi planeada e implementada uma sequência didática no referido ano de escolaridade que teve como última atividade a gravação de um vídeo promocional de alguns locais de Aveiro. A metodologia de investigação adotada é de natureza qualitativa, uma vez que se trata de um estudo de caso com características de investigação-ação. Os dados foram recolhidos através do questionário, do teste diagnóstico, do Laboratório Gramatical e dos guiões para os vídeos. Os resultados demonstram um efeito positivo relativamente à utilização do Laboratório Gramatical e da Pedagogia dos Discursos na aprendizagem do léxico e na compreensão da leitura.
This internship report is part of the curricular units of Educational Orientation Seminar (SOE) and Supervised Pedagogical Practice (PPS) and is about the research project implemented in the 4th year of schooling of the 1st cycle of basic education. This research project arises from the students' difficulties in relation to the lexicon and comprehension of texts observed in that context. Its main objectives are to know the students' perceptions regarding the Grammar and Reading domains, to verify how the contextualized teaching of the lexicon can improve reading/text comprehension, as well as to verify the benefits of using the Grammar Lab for learning the lexicon as a didactic strategy. The theoretical framework that served as a basis for this work includes Grammar, Reading, and the articulation of both; the Grammar Lab, Discourse Pedagogy, and the articulation between both and the teaching/learning of the lexicon. Based on all this, a didactic sequence was planned and implemented in the referred school year, which had as its last activity the recording of a promotional video of some places in Aveiro. The research methodology adopted is qualitative in nature, since it is a case study with characteristics of action research. The data were collected through the questionnaire, the diagnostic test, the Grammar Lab and the scripts for the videos. The results show a positive effect regarding the use of the Grammar Lab and Discourse Pedagogy on lexicon learning and reading comprehension.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39577
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Mariana_Marques.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.