Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39570
Title: Fomento da criatividade em música de câmara com guitarra
Author: Oliveira, António Manuel Justiça de
Advisor: Carvalho, Paulo Vaz de
Keywords: Criatividade
Improvisação
Guitarra
Música
Música de câmara
Composição
Defense Date: 5-Dec-2022
Abstract: Este projeto pretende dar um contributo prático para o fomento da criatividade em contexto de aulas de música de câmara com guitarras. Neste projeto estiveram envolvidos 12 alunos do 3º ao 6º grau da Escola de Artes da Bairrada. Como objetivo, pretendemos desenvolver uma “fórmula” simples de promover a criação musical em contexto de aula de música de câmara. Neste sentido, e tendo em conta, que por várias razões só foi possível realizar 3 aulas, a flexibilidade e o “improviso” pautaram todo o processo. De forma a simplificar o processo criativo, depois de dividir o ensemble de acordo com os presentes e tendo como ponto de partida os 5 primeiros modos gregos, apenas o nº de compassos de duração da composição, a inclusão de 2 partes diferentes e o tempo para realizar a composição é imposto como limite à criatividade. De forma a ajudar a estruturar o processo é pedido aos alunos que escolham um modo, um compasso e um andamento. A partir deste momento o professor só poderá ajudar a escrever as ideias que os alunos tenham dificuldade em passar para o papel, nunca intervindo na ideia original do aluno. Quando as partes estão escritas, juntam-se e ouve-se o resultado. Por se considerar pertinente na realização deste projeto, são abordados aspetos teóricos de forma a relevar a importância da criatividade em contexto de aulas de música de câmara com guitarras. Como conclusão, é feita uma reflexão acerca do processo executado, sobre os aspetos positivos e negativos e os possíveis ajustes a fazer. Este trabalho está dividido em 2 partes, sendo a primeira dedicada ao projeto educativo e a segunda ao relatório de estágio.
This project aims to make a practical contribution to the promotion of creativity in the context of chamber music classes with guitars. 12 students from the 3rd to 6th grades of the Bairrada Arts School were involved in this project. As objectives, we intend to develop a simple “formula” to promote musical creation in the context of chamber music classes. In this sense and considering that for various reasons it was only possible to hold 3 classes, flexibility and “improvisation” guided the entire process. In order to simplify the creative process, after dividing the ensemble according to those present and having as a starting point the first 5 Greek modes, only the number of bars of duration of the composition, the inclusion of 2 different parts and the time for Composing is imposed as a limit to creativity. In order to help structure the process, students are asked to choose a mode, a measure and a tempo. From this moment on, the teacher can only help to write down ideas that students have difficulty putting on paper, never intervening in the student's original idea. When the parts are written, they are put together, and the result is heard. As it is considered relevant in the realization of this project, theoretical aspects are addressed in order to highlight the importance of creativity in the context of chamber music classes with guitars. In conclusion, a reflection is made on the process performed, on the positive and negative aspects and the possible adjustments to be made. This work is divided into 2 parts, the first being dedicated to the educational project and the second to the internship report.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39570
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_António_Oliveira.pdf6.94 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.