Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39532
Title: Performance criativa através da prática composicional na guitarra clássica
Author: Dias, Pedro Miguel Pereira
Advisor: Carvalho, José Paulo Torres Vaz de
Keywords: Performance criativa
Texto musical
Criatividade
Liberdade
Interpretação musical
Prática composicional
Defense Date: 5-Dec-2022
Abstract: Apesar da importância que o texto musical retém no ensino da música, de acordo com Adorno, o texto musical é insuficiente, por si só não consegue suscitar uma interpretação adequada. Face a esta insuficiência, Adorno considera que a fantasia subjetiva do intérprete é fundamental para uma abordagem objetiva da obra. Contudo, esta fantasia nem sempre é promovida em sala de aula, onde por vezes o professor simplesmente dita ao aluno o que ele considera correto em termos expressivos, o que Tobias Matthay intitula de “svengalism”. Tendo em conta estas preocupações, desenhei o projeto educativo baseando-me no conceito de performance criativa, que de acordo com John Kratus: ocorre quando o intérprete faz escolhas pessoais sobre como tocar uma peça. Neste projeto educativo, cinco alunos escreveram uma peça, depois da peça estar composta, os alunos registaram as suas intenções expressivas a partir de um quadro e fizeram decisões interpretativas de forma a expressar essas intenções. Com este projeto educativo, pretende-se compreender se a performance criativa contribui para uma maior liberdade nas escolhas interpretativas e no uso da fantasia subjetiva do aluno; averiguar se essa liberdade é valorizada pelos alunos, e se culmina num resultado melhor. Para este fim, a atividade foi caracterizada a partir de um relatório da experiência, que inclui informação sobre cada uma das sessões; foi feita uma gravação da performance dos alunos, e realizaram-se entrevistas com os alunos de forma a recolher dados qualitativos para analisar face aos objetivos e questões aqui delineados.
Even though the musical text retains a certain importance in music teaching, according to Adorno, the musical text is insufficient, it cannot force the appropriate interpretation of its own accord. Given this insufficiency, Adorno considers that the subjective fantasy of the interpreter is fundamental for an objective approach of the work. However, this subjective fantasy is not often promoted in the classroom, where sometimes the teacher simply dictates to the student what he considers correct in terms of expressiveness, Tobias Matthay calls this “svengalism”. Faced with these concerns, I have planned this project based on the concept of creative performance, which according to John Kratus: occurs when the interpreter makes personal decisions on how he should play a piece. In this project, five students have created a piece, after it was completed, the students wrote their expressive intentions on a table and made interpretive decisions to express those intentions. With this project, the intention is to understand if creative performance contributes to more freedom in interpretive choices and in the subjective fantasy of the student; as well as verify if that freedom is valued by the students, and if it achieves a better result. For this purpose, the activity was characterized through a report of the experience, which includes information about each of the sessions. The performance of the students was recorded, and the students were interviewed in order to collect qualitative data to analyse in light of the objectives and questions raised.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39532
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Pedro_Dias.pdf12.56 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.