Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39450
Title: A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica
Author: Carvalho, Ivone Martins de
Advisor: Caspurro, Maria Helena
Keywords: Teoria de Piaget
Desenvolvimento cognitivo
Conservação piagetiana
Conservação musical
Defense Date: 3-Jan-2023
Abstract: O presente relatório foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Música – Ramo de Formação Musical, pela Universidade de Aveiro. Enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, tendo como orientadora científica a Professora Doutora Maria Helena Ribeiro da Silva Caspurro. O relatório é constituído por duas partes. Inicia com uma parte de investigação, dedicada ao conceito de conservação, de Piaget, nomeadamente o seu estudo aplicado ao desenvolvimento musical. Constituindo uma primeira revisão bibliográfica de um trabalho que, enraizado e submerso na Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, é complexo e extenso, foram elaboradas as seguintes questões que o nortearam: Será a conservação um assunto com implicações na área da Música, como já foi reportado noutras áreas? O que significa conservação em Música? De que forma os processos cognitivos que caracterizam o fenómeno da conservação se verificam no contexto do desenvolvimento musical, como podem ser estudados e interpretados? Quais os principais autores e estudos realizados? Que implicações se podem retirar para os processos de ensino e aprendizagem? Contém também uma secção dedicada ao estágio realizado no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), no ano letivo de 2018/2019, em turmas de terceiro e quarto graus do regime articulado, sob orientação da orientadora científica e da orientadora cooperante Paula Margarida de Oliveira Gonçalves Pereira. Esta secção inicia com uma breve descrição do local de realização do estágio e das turmas envolvidas, seguindo-se uma descrição e análise de aulas assistidas e lecionadas pela mestranda bem como de atividades por si organizadas e destinadas à comunidade escolar da instituição de acolhimento.
This report was prepared to obtain a master's degree in Music Teaching – Music Training Branch, by the University of Aveiro. It falls within the scope of the Curricular Unit of Teaching Practice Supervised, having as scientific advisor Professor Maria Helena Ribeiro da Silva Caspurro. The report consists of two parts. It begins with a research part, dedicated to the Piagetian conservation concept, namely his study applied to musical development. Constituting a first bibliographic review of a work that, rooted and submerged in the Developmental and Learning Psychology, is complex and extensive and the following guiding questions were elaborated: Is conservation an issue with implications in the area of music as reported in other areas? What does conservation in music mean? How do the cognitive processes that characterize the phenomenon of conservation take place in the context of musical development, how can they be studied and interpreted? Who are the main authors and achieved studies? What teaching and learning processes implications can be observed? It also contains a section dedicated to the internship held at the Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), in the 2018/2019 school year, within the third and fourth grade classes articulated regime, under the guidance of the scientific advisor and the advisor co-operator Professor Paula Margarida de Oliveira Gonçalves Pereira. This section starts with a brief description of the internship location and the classes involved, followed by a description and analysis of classes attended and taught by the master's student as well as activities organized and intended for the host institution's school community.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39450
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ivone_Carvalho.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.