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http://hdl.handle.net/10773/39311
Title: | Contributo para a validação de um instrumento de rastreio de perturbações de linguagem (24 - 36m): desenvolvimento típico |
Other Titles: | Contribution to the validation of a screening tool for language disorders (24 – 36M): typical development |
Author: | Coelho, Ana Carolina Melo |
Advisor: | Martins, Fátima Alexandrina Mendes Lousada, Marisa Lobo |
Keywords: | Rastreio Desenvolvimento de linguagem Validação Desenvolvimento típico |
Defense Date: | 12-Jul-2023 |
Abstract: | Enquadramento: Os profissionais da saúde e da educação são
solicitados a dar o seu parecer sobre o desenvolvimento linguístico das
crianças. Entre os 24 e os 36 meses, pela grande variabilidade no
desenvolvimento normativo, a identificação de alterações torna-se
exigente. Para o Português Europeu, verifica-se, nesta faixa etária, uma
escassez de instrumentos de rastreio de aplicação direta à criança.
Objetivo: O principal objetivo deste estudo foi o desenvolvimento e
validação do Rastreio de Linguagem Infantil 2-3 (RLI 2-3), um
instrumento de aplicação rápida e direta à criança, que analisa as
competências expressivas de todos os domínios da linguagem.
Métodos: Estudo exploratório, transversal e descritivo, que seguiu uma
abordagem quantitativa. O estudo foi organizado em 3 fases: Fase 1 –
Desenvolvimento do instrumento RLI 2-3; Fase 2 – Validação do
conteúdo do instrumento, através de um painel de 7 peritos e cálculo do
Índice de Validade de Conteúdo (IVC); Fase 3 – Recolha e análise de
dados, junto de uma amostra de 165 crianças, para a análise da
consistência interna do instrumento e do desempenho linguístico das
crianças.
Resultados: O instrumento demonstrou apresentar validade de
conteúdo tendo-se obtido um valor de IVC de 0.957. Os valores de
consistência interna, através do cálculo do alfa de Cronbach, foram
analisados por faixa etária, tendo-se verificado um α=0.742 para o grupo
24-30M e um α=0.858 para o grupo 30-36M. A cotação total do grupo
24-30M apresentou uma média de 34.4±5.4 e o grupo 30-36M uma
média de 42.5±7.3.
Conclusão: Os resultados do estudo comprovam que o RLI 2-3
apresenta boa validade de conteúdo e valores de fiabilidade
(consistência interna) aceitáveis. Desta forma o instrumento poderá ser
utilizado por profissionais da saúde e da educação na identificação de
crianças, entre os 24 e os 36 meses, com alterações de linguagem para
o encaminhamento para uma avaliação específica em Terapia da Fala.
Futuramente, deverá ser realizado um estudo de estandardização do
RLI 2-3. Background: Health and education professionals are called to give their opinion about children’s language development. Between 24 and 36 months, due to a substantial variability in normative development, the identification of deficits is challenging. For European Portuguese speakers, there is a lack of screening instruments, for this age group, with a direct application. Aim: The main purpose of this study was the development and validation of ‘Rastreio de Linguagem Infantil 2-3’ (RLI 2-3), a quickly and directly applied instrument which analyses expressive skills in all language domains. Methods: Exploratory, cross-sectional and descriptive study, which followed a quantitative approach. The study was organized into 3 phases: Phase 1 – Development of RLI 2-3; Phase 2 – Validation of instrument’s content, through a panel of 7 experts and calculation of Content Validity Index (CVI); Phase 3 – Data collection and analyses which counted with a sample of 165 children, to analyse instrument’s internal consistency and children’s linguistic performance. Results: The instrument demonstrated content validity, obtaining a CVI of 0.957. The instrument’s internal consistency, calculated by Cronbach’s alpha, was analysed by age group, obtaining α=0.742 for 24- 30M group and a α=0.858 for 30-36M group. Total score of 24-30M group presented a mean of 34.4±5.4 and the 30-36M group a mean of 42.5±7.3. Conclusions: The results proved that RLI 2-3 presents good values of content validity and acceptable reliability (internal consistency). This way, the instrument can be used by health and educational professionals to identify children, between 24 and 36 months, with language disorders for referral to a specific assessment in Speech Therapy. Future works should be carried out in order to standardize the RLI 2-3. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/39311 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado ESSUA - Dissertações de mestrado |
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