Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39311
Title: Contributo para a validação de um instrumento de rastreio de perturbações de linguagem (24 - 36m): desenvolvimento típico
Other Titles: Contribution to the validation of a screening tool for language disorders (24 – 36M): typical development
Author: Coelho, Ana Carolina Melo
Advisor: Martins, Fátima Alexandrina Mendes
Lousada, Marisa Lobo
Keywords: Rastreio
Desenvolvimento de linguagem
Validação
Desenvolvimento típico
Defense Date: 12-Jul-2023
Abstract: Enquadramento: Os profissionais da saúde e da educação são solicitados a dar o seu parecer sobre o desenvolvimento linguístico das crianças. Entre os 24 e os 36 meses, pela grande variabilidade no desenvolvimento normativo, a identificação de alterações torna-se exigente. Para o Português Europeu, verifica-se, nesta faixa etária, uma escassez de instrumentos de rastreio de aplicação direta à criança. Objetivo: O principal objetivo deste estudo foi o desenvolvimento e validação do Rastreio de Linguagem Infantil 2-3 (RLI 2-3), um instrumento de aplicação rápida e direta à criança, que analisa as competências expressivas de todos os domínios da linguagem. Métodos: Estudo exploratório, transversal e descritivo, que seguiu uma abordagem quantitativa. O estudo foi organizado em 3 fases: Fase 1 – Desenvolvimento do instrumento RLI 2-3; Fase 2 – Validação do conteúdo do instrumento, através de um painel de 7 peritos e cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC); Fase 3 – Recolha e análise de dados, junto de uma amostra de 165 crianças, para a análise da consistência interna do instrumento e do desempenho linguístico das crianças. Resultados: O instrumento demonstrou apresentar validade de conteúdo tendo-se obtido um valor de IVC de 0.957. Os valores de consistência interna, através do cálculo do alfa de Cronbach, foram analisados por faixa etária, tendo-se verificado um α=0.742 para o grupo 24-30M e um α=0.858 para o grupo 30-36M. A cotação total do grupo 24-30M apresentou uma média de 34.4±5.4 e o grupo 30-36M uma média de 42.5±7.3. Conclusão: Os resultados do estudo comprovam que o RLI 2-3 apresenta boa validade de conteúdo e valores de fiabilidade (consistência interna) aceitáveis. Desta forma o instrumento poderá ser utilizado por profissionais da saúde e da educação na identificação de crianças, entre os 24 e os 36 meses, com alterações de linguagem para o encaminhamento para uma avaliação específica em Terapia da Fala. Futuramente, deverá ser realizado um estudo de estandardização do RLI 2-3.
Background: Health and education professionals are called to give their opinion about children’s language development. Between 24 and 36 months, due to a substantial variability in normative development, the identification of deficits is challenging. For European Portuguese speakers, there is a lack of screening instruments, for this age group, with a direct application. Aim: The main purpose of this study was the development and validation of ‘Rastreio de Linguagem Infantil 2-3’ (RLI 2-3), a quickly and directly applied instrument which analyses expressive skills in all language domains. Methods: Exploratory, cross-sectional and descriptive study, which followed a quantitative approach. The study was organized into 3 phases: Phase 1 – Development of RLI 2-3; Phase 2 – Validation of instrument’s content, through a panel of 7 experts and calculation of Content Validity Index (CVI); Phase 3 – Data collection and analyses which counted with a sample of 165 children, to analyse instrument’s internal consistency and children’s linguistic performance. Results: The instrument demonstrated content validity, obtaining a CVI of 0.957. The instrument’s internal consistency, calculated by Cronbach’s alpha, was analysed by age group, obtaining α=0.742 for 24- 30M group and a α=0.858 for 30-36M group. Total score of 24-30M group presented a mean of 34.4±5.4 and the 30-36M group a mean of 42.5±7.3. Conclusions: The results proved that RLI 2-3 presents good values of content validity and acceptable reliability (internal consistency). This way, the instrument can be used by health and educational professionals to identify children, between 24 and 36 months, with language disorders for referral to a specific assessment in Speech Therapy. Future works should be carried out in order to standardize the RLI 2-3.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39311
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Carolina_Coelho.pdf12.63 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.