Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39275
Title: Análise dos principais erros cometidos por alunos chineses no uso dos modos indicativo e conjuntivo em português
Author: Xiangyi Wang
Advisor: Oliveira, Emília Maria Rocha de
Keywords: Modo verbal
Indicativo
Conjuntivo
Alunos chineses
Ensino-aprendizagem de português língua estrangeira
Defense Date: 3-Jul-2023
Abstract: O presente trabalho tem como objetivos investigar a diferença entre dois modos verbais em português, o indicativo e o conjuntivo, e analisar os principais erros que os aprendentes de português chineses cometem quando tentam distingui-los. Através de uma síntese da principal bibliografia sobre as diferenças entre o modo indicativo e o modo conjuntivo e da realização de um inquérito que inclui exercícios relacionados com o tema, refletiremos, especificamente, sobre as razões que poderão explicar a confusão no uso de ambos os modos verbais entre os estudantes chineses. Além disso, também será tida em conta a influência da língua materna (chinês) na aprendizagem do português, em particular, na (in)capacidade de os estudantes chineses distinguirem os modos. Esperamos que este trabalho possa auxiliar e estimular a aprendizagem dos estudantes chineses, mas também que proporcione um conjunto de sugestões de melhoria no ensino-aprendizagem deste tópico gramatical, mostrando que a distinção entre indicativo e conjuntivo não é, afinal, um problema sem solução.
The present paper aims to investigate the difference between two verbal modes in Portuguese language, the indicative and the subjunctive, and to analyze the main mistakes that Chinese students make when trying to distinguish between them. By summarizing the main literature on the differences between the indicative and the conjunctive modes and by conducting a survey that includes exercises related to the topic, we will reflect, specifically, on the reasons that might explain the confusion in the use of both verb modes among Chinese students. Moreover, the influence of the mother tongue (Chinese) on learning Portuguese will also be taken into account, in particular, on the (in)ability of Chinese students to distinguish modes. We hope that this paper will help and stimulate the learning of Chinese students, but also that it will provide a set of suggestions for improvement in the teaching-learning of this grammatical topic, showing that the distinction between indicative and conjunctive is not, after all, an unsolved problem.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39275
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Xiangyi_Wang.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.