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Title: As redes em turismo cultural: um olhar sobre a relação entre turismo e cultura
Author: Carvalho, Inês Cláudia Rijo de
Baptista, Maria Manuel Rocha Teixeira
Costa, Carlos Manuel Martins da
Keywords: Turismo
Cultura
Turismo cultural
Redes
Issue Date: 1-Jan-2010
Publisher: DEGEIT - Universidade de Aveiro
Abstract: Este artigo pretende avaliar o modo como alguns agentes do Turismo e da Cultura em Sintra encaram a sua integração numa rede de negócios centrada num itinerário turístico-literário em torno da obra Os Maias de Eça de Queirós. Pretende averiguar: o grau de networking que as entidades entrevistadas estabelecem com outras entidades; a disposição dos entrevistados para integrar uma rede envolvendo stakeholders do sector público, privado e sem fins lucrativos, do Turismo e da Cultura; as potenciais vantagens e inconvenientes decorrentes desta parceria; e o modo como a relação entre Turismo e Cultura é percebida pelos entrevistados. Para tal recorreu-se a revisão de literatura, entrevistas semi-estruturadas a oito agentes do Turismo e da Cultura do sector público, privado e sem fins lucrativos em Sintra e análise de conteúdo para extrair conclusões relativamente aos dados recolhidos. Conclui-se que há uma renitência considerável por parte de agentes culturais em assumir objectivos não estritamente culturais, nomeadamente, objectivos lucrativos. No entanto, a maior parte dos entrevistados vê a sua integração num itinerário turístico-literário desta natureza como vantajosa. Por fim, são apresentadas várias sugestões para estimular a relação entre Turismo e Cultura, para que possam ser formadas redes de negócios equilibradas, que contribuam para o desenvolvimento dos destinos.
This article intends to evaluate how Tourism and Culture organisations in Sintra (Portugal) regard their integration in a business network centred in a touristic and literary route aroundThe Maias, Eça de Queirós’s masterpiece.It aims at evaluating: the networking that these agents establish with other organisations; their willingness to integrate a network involving stakeholders from the public, private and non-profit sectors, involving entities belonging to the tourism and culture areas; the advantages and disadvantages resulting from this integration; and how the relationship between tourism and culture is perceived by these organisations. Methodology consists of an extensive literature review, semi-structured interviews to the representatives of eight tourism and culture organisations in Sintra, from the public, private and non-profit sectors. Content analysis was used to analyse the data derived from the interviews.It is concluded that some cultural agents are unwilling to assume goals not strictly cultural, namely commercial goals.However, the majority of the interviewed regarded their integration in this route as beneficial.Finally, several suggestions concerning the improvement of links between culture and tourism are put forward, so that balanced networks, which contribute to the development of destinations, can be strengthened.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38969
DOI: 10.34624/rtd.v1i13/14.13625
ISSN: 1645-9261
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