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Title: O papel dos sistemas de gestão de destinos no desenvolvimento do turismo cultural: análise da vertente transacional destes sistemas no que concerne a produtos turísticos culturais
Author: Estevão, João V.
Carneiro, Maria João
Teixeira, Leonor
Keywords: Sistemas de gestão de destinos
DMS
Sistemas de informação
Destino turístico
Turismo cultural
Issue Date: 1-Jan-2012
Publisher: DEGEIT - Universidade de Aveiro
Abstract: Em vários destinos de turismo balnear, o turismo desenvolveu-se com forte dependência de intermediários (operadores turísticos) externos que operam sob lógicas de economia de escala. Os Sistemas de Gestão de Destinos (Destination Management Systems - DMS) são plataformas tecnológicas que agregam informação de vários fornecedores turísticos de um determinado destino. Estas aplicações distinguem-se de outras plataformas tecnológicas de promoção de destinos sobretudo pela sua vertente transacional, permitindo que os potenciais visitantes reservem e comprem produtos turísticos diretamente aos fornecedores. Os DMS possibilitam melhor interação entre fornecedores, promoção mais coordenada do destino e maior autonomia de fornecedores e destinos face a intermediários tradicionais, nomeadamente ao nível da promoção e distribuição. Os DMS têm, portanto, um importante papel na diversificação da oferta turística e no desenvolvimento de produtos turísticos que não se baseiam necessariamente em lógicas de economias de escala, tais como o turismo cultural. Neste artigo pretende-se discutir as vantagens dos DMS para os destinos turísticos culturais e analisar a oferta de produtos culturais transacionada através de DMS. O estudo empírico consiste na análise de conteúdo de oito DMS. O artigo termina com as conclusões e implicações relevantes para a gestão de destinos.
In a number of seaside tourism destinations, tourism has developed with a strong dependence on intermediaries (tour operators) that operate under external logics of economies of scale. The Destination Management Systems (DMS) are technological applications that aggregate information from multiple tourism suppliers of a particular tourist destination. These applications differ from other technology platforms of destinations’ promotion, especially by their transactional component, allowing potential visitors to reserve and purchase travel products directly to suppliers. The DMS enable better interaction between suppliers, more coordinated promotion of the destination and increased autonomy of suppliers regarding traditional intermediaries, particularly in terms of promotion and distribution. The DMS therefore have an important role in the diversification of tourism and in the development of tourism products that are not necessarily based on economies of scale logics, such as cultural tourism. In this paper it is intended to discuss the advantages of DMS to cultural tourism destinations and to examine the supply of cultural tourism products commercialized through DMS. The empirical study consists of content analysis of eight DMS. The paper ends with conclusions and implications relevant to the management of destinations.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38893
DOI: 10.34624/rtd.v3i17/18.13277
ISSN: 1645-9261
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GOVCOPP - Artigos

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