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Title: Inovação e competitividade na restauração: a importância do território
Author: Simão, Pedro
Keywords: Restauração
Inovação
Redes
Turismo
Território
Issue Date: 1-Jan-2014
Publisher: DEGEIT - Universidade de Aveiro
Abstract: A inovação e a competitividade são fenómenos que têm um impacto direto no crescimento empresarial e no desenvolvimento regional. A criação de redes e a disseminação do conhecimento funcionam como um motor para o crescimento exponencial das receitas turísticas. Contudo, um dos setores que se insere na problemática do turismo é a restauração, sendo um dos subsetores turísticos mais representativos a nível económico do turismo. Embora existam poucos estudos sobre a restauração, não há um devido foco na perspetiva territorial e na sua influência nos estabelecimentos de restauração. Mesmo sendo destinadas tanto a residentes como a turistas, as empresas de restauração precisam de ter conhecimento das características territoriais específicas da sua região. Este artigo pretende demonstrar, através de revisão bibliográfica, de que forma a inovação pode interferir no subsetor da restauração em prol do seu desenvolvimento, tendo em conta uma análise das características do território. Será analisada, também, a importância das redes e da transmissão de conhecimento como forma de difusão de técnicas inovadoras, bem como o realce da componente territorial e o impacto que pode assumir para as empresas de restauração. Constatou-se que a transmissão de conhecimento através da implementação de redes de colaboração entre stakeholders num território poderá ser um poderoso motor para o crescimento e competitividade do setor da restauração.
Innovation and competitiveness are phenomena that have a direct impact in business growth and regional development. Network creation and knowledge dissemination work as an engine towards the exponential growth of tourism revenues. However, one sector that fits in the tourism problematic is the food and beverage subsector, which is one of the most representative subsectors to tourism at an economic level. Although there are few studies about the food and beverage sector, there isn’t a specific focus on a territorial perspective and its influence in food and beverage enterprises. Even if these businesses are destined towards residents and tourists, they need to be acknowledged about territorial issues specific to their region. This article aims to prove, according to a literature review, on which way innovation may interfere in the food and beverage subsector towards its development, taking into account an analysis of territorial aspects. The importance of networks as well as knowledge transfer will also be analyzed according to their relevance in disseminating innovative techniques, as well as the emphasis on territorial elements and their impact on food and beverage enterprises.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38837
DOI: 10.34624/rtd.v4i21/22.12379
ISSN: 1645-9261
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