Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38823
Title: Cocriação de valor: uma perspetiva das agências de viagens independentes
Author: Salvado, Josefina Olívia Marques Godinho
Ferreira, Ana Maria Alves Pedro
Costa, Carlos Manuel Martins da
Keywords: Cocriação
Valor
Agências de viagens
Constelação de valor
Issue Date: 1-Jan-2014
Publisher: DEGEIT - Universidade de Aveiro
Abstract: O atual ambiente competitivo alterou a lógica da criação de valor, deixando de se centrar unicamente na ‘cadeia de valor’, interna à organização, para também absorver inputs da ‘constelação de valor’ externa à organização. Por isso, o novo paradigma de negócio das agências de viagens independentes (AVI) deve ser redefinido, procurando o reforço das relações win-win com os seus parceiros operadores turísticos (OT). O propósito deste artigo é identificar os atributos da constelação de valor destes parceiros de negócio e medir a importância do relacionamento quanto à criação de valor. Existe uma perceção das AVI, de que os OT investem mais em estratégias ligadas à eficiência dos seus processos internos e menos em relacionamentos com parceiros e em cocriação de valor. Assim, o objetivo desta investigação será construir um mosaico de ideias que possam explicar a realidade de criação de valor entre os parceiros das AVI, os OT e mobilizá-los no incremento de novas maneiras de cocriar valor, já que esta tendência norteará a próxima vaga de crescimento e de produtividade, na economia global.
The current competitive environment has changed the logic of value creation, shifting focus from value chain to value constellations. The purpose of the travel agencies corporations must be redefined, as creating shared value and reinforcing the Win-Win relationships between partners, not just think about profit per se. The new independent travel agencies paradigm should be based on discovering new ways to create value, through tour operators value constellation attributes, because a perception exists that tour operators focus their strategy in internal procedures, instead of independent travel agencies value co-creation. So, we will build several ideas to explain the reality of value creation between partners. This will drive the next wave of productivity growth in the global economy.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38823
DOI: 10.34624/rtd.v4i21/22.12213
ISSN: 1645-9261
Appears in Collections:DEGEIT - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
12213-Manuscrito-22877-1-10-20200214.PDF1.25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.