Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38778
Title: Gamificação e marketing para um turismo sustentável: uma revisão exploratória
Other Titles: Gamification and marketing for sustainable tourism: an exploratory review
Author: Souza, Viviane da Silva
Marques, Susana Vasconcelos
Keywords: Gamificação
Sustentabilidade
Turismo
Marketing
Issue Date: 1-Jan-2017
Publisher: DEGEIT - Universidade de Aveiro
Abstract: O setor do turismo tornou-se mais sensível às oportunidades de criação de novos serviços e produtos gamificados, nomeadamente na perspectiva da sustentabilidade. Neste cenário, o principal objetivo deste artigo é analisar a literatura sobre as potencialidades da gamificação para um turismo mais sustentável e compreender de que forma a gamificação está a ser perspetivada e explorada para resolver problemas de sustentabilidade no contexto do turismo. Para cumprir o objetivo, executaram-se pesquisas eletrônicas numa base de dados especializada, Scopus, resultando, no término da pesquisa, num conjunto de 53 artigos científicos identificados como relevantes para a abordagem deste estudo. A revisão exploratória da literatura viabilizou o mapeamento dos artigos disponíveis na base de dados Scopus e, a partir daí, foi possível identificar evoluções, tendências, alguns gaps de investigação e caminhos para investigação futura.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38778
DOI: 10.34624/rtd.v1i27/28.8825
Appears in Collections:ISCA-UA - Artigos
DEGEIT - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8825-Manuscrito-15777-1-10-20191128.pdf913.81 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.