Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38764
Title: A localização como fator influenciador da competitividade: a hotelaria na região do Douro
Other Titles: The location as an influencing factor of competitiveness: the hotel industry in the Douro region
Author: Ribeiro, Maria
Costa, Rui
Keywords: Localização
Estabelecimentos hoteleiros
Competitividade
Fatores competitivos
Região do Douro
Issue Date: 1-Jan-2017
Publisher: DEGEIT - Universidade de Aveiro
Abstract: O sector do turismo tem-se vindo a assumir como uma das principais atividades económicas a nível mundial e nacional. As alterações que se têm vindo a observar nos últimos anos neste sector, ao nível dos destinos, dos produtos e do próprio turista, têm necessariamente implicações em termos da oferta turística, que se deve tornar cada vez mais diversificada, singular e que satisfaça as necessidades da procura. A hotelaria, como um importante subsector do turismo, é obrigada a competir e a ajustar-se no mercado, para conseguir sobreviver. A competitividade ao nível deste subsetor surge quando este é capaz de atrair e satisfazer os clientes, de forma a obter vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. No entanto, a vantagem competitiva está associada a uma série de factores competitivos internos e externos, sendo a localização um dos principais factores competitivos externos. Esta investigação tem como principal objectivo entender qual a importância atribuída à localização como factor de competitividade de um destino, por parte dos stakeholders regionais da região do Douro. Conclui-se que a localização é um fator central para a competitividade na hotelaria e possui uma clara influência na definição dos factores de competitividade externos e internos de um destino.
The tourism sector has become one of the main economic activities at world and national level. The changes that have been observed in recent years in this sector, in terms of destinations, products and tourists, necessarily have implications in terms of the tourist supply, which must become increasingly diverse, unique and satisfying the needs of demand. The hotel industry, as an important subsector of tourism, is forced to compete and adjust to the market in order to survive. Competitiveness at the level of this subsector arises when it is able to attract and satisfy customers in order to gain a competitive advantage over their competitors. However, competitive advantage is associated with a number of internal and external competitive factors, with location being one of the main external competitive factors. This research has the main objective to understand the importance attributed to the location as a factor of competitiveness of a destination, by the regional stakeholders of the Douro region. It is concluded that location is a central factor for competitiveness in hotels and has a clear influence on the definition of external and internal competitiveness factors of a destination.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38764
DOI: 10.34624/rtd.v1i27/28.8375
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