Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/38756
Title: | O erro como processo consciencializador da aprendizagem da língua inglesa: uma proposta de formação de professores reflexivos baseada no estudo de casos |
Author: | Amaral, Maria João Sampaio de Carvalho Borges Lobo do |
Advisor: | Alarcão, Isabel |
Keywords: | Ensino de línguas Investigação educativa Formação de professores Correcção de erros Língua inglesa |
Defense Date: | 1996 |
Abstract: | Esta dissertação pretende sensibilizar os professores de lnglês para as potencialidades da metodologia dos casos na análise das práticas de correcção dos erros dos seus alunos e na promoção de práticas reflexivas sobre o processo da correcção dos erros. Inclui, para além de alguma informação decorrente de investigação realizada nas áreas do estudo de casos, do ensino/aprendizagem da língua inglesa e da correcção dos erros, um módulo de formação de professores que pretende a consecução dos objectivos anteriormente referidos. Este módulo está construído de forma a poder ser retirado da dissertação para ser aplicado em formação contínua de professores, em situação de auto ou hetero-formação. São parte integrante do módulo os seguintes elementos: 1) breve informação sobre a metodologia dos casos e sua aplicação à formação de professores; 2) tarefas consciencializadoras para as práticas habituais de correcção dos erros; 3) doze casos sobre erros para análise; 4) cinco apêndices onde, resumidamente, se apresenta informação sobre: a competência linguístico- comunicativa; estratégias de aprendizagem; o erro, sua origem e correcção. This dissertation aims at promoting reflective EFL teaching practices in so far as mistakes correction is to be considered. The author believes this reflection can be attained through the case methodology. So, an in-service teacher training module based on case analysis and construction is included in the dissertation. This module was built in such a way that it can be taken out, and applied in an in-service self or collaborative training situation. That is why it includes some information about the following issues: 1 ) case studying and structuring; 2) tasks which aim at motivating and informing EFL teachers about the use of case methodology; 3) twelve cases built on mistakes made by EFL Portuguese pupils/students; 4) five apendixes where further information on the subjects raised by the cases themselves is to be found. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/38756 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Maria_Amaral.pdf | 91.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.