Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38735
Title: Imagem projetada de Portugal como destino turístico: análise qualitativa do portal oficial de promoção turística
Other Titles: Projected image of Portugal as a tourism destination: qualitative analysis of tourism promotional offcial site
Author: Mano, Ana
Costa, Rui
Keywords: Imagem projetada
Análise qualitativa
Promoção turística
Intermediários turístico
Portugal
Issue Date: 1-Jan-2018
Publisher: DEGEIT - Universidade de Aveiro
Abstract: A crescente competição entre destinos turísticos tem vindo a exercer uma elevada pressão junto dos gestores dos destinos para que projetem uma imagem do destino que permita a sua diferenciação e exerça uma influência decisiva na tomada de decisão dos turistas aquando da escolha do destino. A imagem de destinos turísticos, e a forma como essa imagem é projetada desempenha assim uma importante função, dado que influencia o comportamento dos indivíduos e permite que o destino se diferencie num mercado turístico altamente competitivo. Esta investigação tem por objetivo caracterizar a imagem projetada de Portugal como destino turístico pelo seu portal oficial de promoção (visitportugal.com) e pelos seus operadores turísticos de incoming. A imagem projetada do destino Portugal foi analisada a partir do website visitportugal.com, tendo sido efetuada uma análise de conteúdo, com recurso ao software QSR NVivo10. Desta análise conclui-se que as palavras mais promovidas se centram fundamentalmente na associação 'praia', 'mar' e 'natureza', assim como nos aspetos ligados à história, arquitetura e religião.
The growing competition between tourism destinations has been putting a lot of pressure on destination managers in order to project a destination image that allows its di erentiation, having a decisive influence on tourists' destination decision. The image of tourism destinations and the way it is projected thus play an important role, since it influences consumer behavior and allows the differentiation of the destination in a highly competitive tourism market. This research aims to study the projected image of Portugal as a tourism destination through its offcial promotion portal (visitportugal.com). The projected image of Portugal was analyzed using the information of the website visitportugal.com, and a content analysis was carried out using QSR NVivo10 software. Results show that the association of words mostly used to promote Portugal as a tourism destination are `beach', `sea' and `nature', as well as aspects related to history, architecture and religion.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38735
DOI: 10.34624/rtd.v0i29.1057
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