Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38714
Title: Turismo académico: uma revisão sistemática da literatura
Other Titles: Academic tourism: a sistematic literature review
Author: Leal, Alessandra Nascimento
Breda, Zélia
Eusébio, Celeste
Keywords: Turismo académico
Mobilidade estudantil
Turismo
Revisão sistemática de literatura
Issue Date: 1-Jan-2019
Publisher: DEGEIT - Universidade de Aveiro
Abstract: O presente artigo pretende analisar os estudos científicos existentes sobre o turismo académico, nomeadamente a sua tipologia e impactes, sob a ótica de diversos autores. Com o intuito de alcançar este objetivo, foram realizadas pesquisas na base de dados Scopus, tendo-se obtido um total de 66 artigos publicados na última década. Da análise dos 17 artigos selecionados é possível concluir que: (i) os autores são relativamente consensuais quanto à importância do turismo académico para o desenvolvimento dos destinos e as experiências pessoais dos alunos; (ii) emergem essencialmente duas dimensões de análise nos artigos estudados, nomeadamente os impactes económicos e as motivações dos estudantes em mobilidade. Verifica-se uma predominância de metodologias quantitativas nos estudos empíricos desenvolvidos, sendo o questionário o método de recolha de dados mais utilizado. O artigo conclui com algumas reflexões sobre as necessidades de investigação futura nesta área.
This paper aims to analyse the existing scientific studies on academic tourism, namely its typology and impacts, from the perspective of several authors. In order to achieve this goal, searches were performed in the Scopus database, resulting in a total of 66 articles published in the last decade. From the analysis of the 17 selected articles, it can be concluded that: (i) the authors are relatively consensual about the importance of academic tourism for the development of destinations and students' personal experiences; and (ii) two dimensions of analysis emerge in the articles studied, namely the economic impacts and motivations of students in mobility. There is a predominance of quantitative methodologies in the empirical studies developed, being the questionnaire the most used data collection technique. The article concludes with some re ections on future research needs in this area.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38714
DOI: 10.34624/rtd.v0i32.20450
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