Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38699
Title: “Velho Mundo” versus “Novo Mundo”: diferentes perfis e comportamento de viagem do enoturista?
Other Titles: "Old world" versus "New world" wine tourism - diverse traveler profiles and behaviors?
Author: Cunha, Diana
Carneiro, Maria João
Kastenholz, Elisabeth
Keywords: Enoturista
Perfil sociodemográfico
Comportamento de viagem
Velho Mundo
Issue Date: 19-Nov-2020
Publisher: DEGEIT - Universidade de Aveiro
Abstract: A indústria mundial vinícola tem vindo a ser consensualmente compreendida de acordo com a dicotomia "Velho Mundo" versus "Novo Mundo". Esta distinção tende a refeetir-se no enoturismo que aí é praticado, sendo o enoturismo do "Velho Mundo" mais centrado no vinho, na degustação e compra/venda do vinho, enquanto o enoturismo do "Novo Mundo" tende a ser mais abrangente no sentidoda experiência turística, considerando, para além do vinho, toda a envolvência, como a paisagem rural, as atividades que aí se podem desenvolver, uma experiência mais global do território e da sua cultura e natureza. Mas será esta distinção repercutida nas características sociodemográficas e no comportamento de viagem do visitante? Esta revisão da literatura visa comparar o perfil sociodemográfico e o comportamento de viagem dos enoturistas de "Velho Mundo" e de "Novo Mundo". Para tal, foram analisados 60 trabalhos científicos, maioritariamente desenvolvidos nos últimos cinco anos. Os resultados sugerem que o enoturista de "Velho Mundo" e de "Novo Mundo" se diferencia apenas no que respeita ao sexo, sendo maioritariamente do sexo masculino no primeiro caso e do sexo feminino no segundo. São discutidos estes resultados com especial ênfase nas narrativas sociais sobre o consumo de álcool. Para além disso, os resultados indicam ainda uma lacuna na investigação acerca do comportamento de viagem do enoturista, sobretudo observável, sublinhando-se a necessidade de se continuarem a desenvolver estudos neste âmbito, especialmente considerando a dicotomia "Velho Mundo"/"Novo Mundo".
The world wine industry has been consensually understood according to the dichotomy "Old World" versus "New World". This distinction tends to be reflected in the wine tourism that is practiced there, with "Old World" wine tourism more centered on wine, tasting and buying/selling wine, while "New World" wine tourism tends to be more comprehensive in sense of the tourist experience, considering, in addition to wine, all the surroundings, such as the rural landscape, the activities that can be developed there, a more global experience of the territory and its culture and nature. But is this distinction reflected in the visitor's sociodemographic characteristics and travel behavior? This literature review aims to compare the sociodemographic profile and travel behavior of "Old World" and "New World" wine tourists. To this end, 60 scientific works were analyzed, mostly developed in the last five years. The results suggest that the "Old World" and "New World" wine tourism experts differ only with regard to sex, being mostly male in the first case and female in the second. These results are discussed with special emphasis on social narratives about alcohol consumption. In addition, the results also indicate an investigation gap about the travel behavior of the wine tourist, mainly observable, emphasizing the need to continue to develop studies in this area, especially considering the "Old World" / "New World" dichotomy
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38699
DOI: 10.34624/rtd.v0i34.22354
Appears in Collections:DEGEIT - Artigos
GOVCOPP - Artigos

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