Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38646
Title: Inclusão pela natureza, aprendizagem significativa
Other Titles: Accessible tourism in natural areas: environmental and inclusive education
Author: Holanda, Elisabete Hulgado
Mattos, Célia Maria Cerantola de
Gomes, Beatriz Nascimento
Keywords: Autonomia
Inclusão
Educação
Natureza
Issue Date: 20-Sep-2021
Publisher: DEGEIT - Universidade de Aveiro
Abstract: A educação inclusiva, seja ela formal ou não formal, é um dos grandes desafios da sociedade contemporânea, como indica o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4, relacionado à educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Isto é reflexo da realidade atual em que, apesar do processo de democratização e universalização do ensino pelo qual a escola passou ao longo da história, permanece a exclusão de indivíduos e grupos considerados fora dos padrões. Essa visão estende-se, em geral, às propostas de educação não formal, entre elas as atividades de visitação com objetivos educacionais oferecidas em áreas naturais. Buscando mudar esse paradigma, o Parque Nacional do Itatiaia, Brasil, implantou um jardim sensorial e adaptações em sua exposição interpretativa. A finalidade é proporcionar experiências que despertem os sentidos como motivação à construção de conhecimentos, considerando a sua utilização como metodologia e alternativa didático-pedagógica eficazes para que todos os visitantes possam ter uma compreensão do Parque e da natureza. As atividades permitem que esses elementos possam ser compreendidos e identificados no dia-a-dia de cada estudante a partir das vivências concretas, estimulando-os a se tornarem agentes ativos no processo de aprendizagem, resgatando seus conhecimentos prévios e ressignificando a missão do Parque e da gestão socioambiental.
Brazil has a wide range of natural areas, many of which are legally protected areas (PA), like national parks, what gives the country great potential to strengthen nature-based tourism. Tourism in these territories leads to the appropriation of PA by society, moves the economy and promotes the generation of jobs and alternative sources of income for local populations, in addition to functioning as a tool to raise awareness on the importance of biodiversity conservation, through environmental education. Inclusive education, whether formal or non-formal, is one of the great challenges of contemporary society, as indicated by Sustainable Development Objective number 4, related to inclusive, equitable and quality education. The need for inclusion extends to non-formal education proposals, including tourism activities with educational objectives o ered in protected areas. This article presents the quantitative results of an ongoing study in Itatiaia National Park, State of Rio de Janeiro, Brazil, focused on the actions to promote accessible tourism, especially the implementation of the sensorial garden and adaptations in its interpretative exhibition, which aims to provide experiences that awaken the senses and motivate the understanding of the Park and nature.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38646
DOI: 10.34624/rtd.v36i2.7347
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