Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3853
Title: | Aplicação do FMEA a sistemas de construção de viadutos |
Author: | Miguéis, Bruno Manuel Couto |
Advisor: | Rodrigues, Maria Fernanda da Silva Cardoso, José Claudino de Pinho |
Keywords: | Engenharia civil Construção de pontes Viadutos Avaliação de riscos |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Dada a complexidade da construção de tabuleiros de viadutos com recurso ao
cimbre ao solo e à viga de lançamento e dos riscos associados a essas
operações, procedeu-se ao desenvolvimento de matrizes de avaliação
qualitativa de análise de riscos (FMEA – método de análise de falhas e efeitos)
à qual se associaram escalas de graduação do grau de risco. Este trabalho
incide principalmente na avaliação de riscos desses dois processos
construtivos. Iniciou-se pela classificação dos vários tipos de pontes/viadutos e
pela análise dos principais processos construtivos aplicados na sua
construção. Efectuou-se a análise da sinistralidade no sector da construção e
de um método qualitativo de avaliação de riscos, o método de análise de
falhas e efeitos (FMEA). Para se obter uma graduação quantitativa do grau de
risco aplicaram-se dois métodos de valoração, tendo-se estimado, para um
deles, os valores a atribuir à probabilidade da ocorrência com base nos dados
da sinistralidade laboral. Da avaliação de riscos efectuada, resultaram valores
para os 4 graus de risco (risco muito elevado, risco elevado, risco moderado e
risco baixo) cujas consequências são materializadas pela severidade que pode
decorrer para o(s) trabalhador(es). Efectuou-se a avaliação de riscos referida
na construção do viaduto da ligação ferroviária da linha do Norte ao Porto de
Aveiro. The completion of this work focuses mainly on the risks assessment of two constructive processes of viaducts/bridges: with falsework and launching girder. It was beginning with the classification of the various types of viaducts / bridges and with the analysis of major construction processes applied in its construction. It was studied a qualitative method of assessment of risks, the method of Failure Mode and Effect Analysis (FMEA), and the labour accidents figures. The evaluation of the risk degree took place through two different methods of valuation to permit the comparative analysis of the results. The results obtained to the degradation level led to four types of risks: very elevated, elevated, moderated and low. The severity of each one of these degrees is materialized through the consequences that can occur to the workers. The risks assessment was realized during the construction of the railway viaduct to the seaport of Aveiro. |
Description: | Mestrado em Engenharia Civil |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3853 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DECivil - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.