Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Paula Ângela Coelho Henriques dospor
dc.contributor.advisorCorsino, Patríciapor
dc.contributor.authorRoca, Maria Eugênia C. de lapor
dc.date.accessioned2011-07-20T17:12:38Z-
dc.date.available2011-07-20T17:12:38Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3834-
dc.descriptionDoutoramento em Ciências da Educaçãopor
dc.description.abstractNo presente trabalho, analisamos através das respectivas narrativas, a formação e ação de dois diferentes grupos de Educadores de Infância, um brasileiro e um português. A formação e o exercício profissional serão analisados no contexto de dois jardins de infância, no Rio de Janeiro (público) e em Aveiro (semi-privado/Instituição Privada de Solidariedade Social). Selecionamos Brasil e Portugal devido às semelhanças das circunstâncias em que as respectivas práticas profissionais/pedagógicas ocorrem: língua, tradições, modos similares do fazer em Educação de Infância. Analisamos as opiniões das educadoras, todas a exercer a profissão há mais de cinco anos, visando esclarecer as singularidades e aspectos em comum na formação e na prática profissional dessas docentes de ambos os países. Além disso, almejamos elucidar as dificuldades, tensões e questões que forjaram o respectivo percurso, em ordem a identificar a forma como gerem o conhecimento acadêmico e o conhecimento baseado na experiência, e a sua própria prática pedagógica, e (em ordem) a analisar as relações que promovem com as crianças, as suas famílias e outros agentes educativos envolvidos. Finalmente, pretendemos refletir sobre o modo como as educadoras lidam com as mudanças em curso neste mundo globalizado, com as transformações sociais e econômicas, com os novos meios de informação e produção do conhecimento, assim como com as alterações nos valores e costumes do universo multicultural dos nossos dias.por
dc.description.abstractIn this thesis, we analyse through their narratives, the training and acting of two different groups of Early Childhood Teachers (ECT), Brazilian and Portuguese. Training and professional performance will be analyzed in the context of two kindergarten schools, one in Rio de Janeiro (public), one in Aveiro (semi-private). We have selected Brazil and Portugal because of the resemblance of current circumstances in which the professional/pedagogical practice takes place: language, traditions, similar ways of doing things in ECE. Analysing opinions by ECTs, all working for more than five years, we intend to clarify commonalities and singularities in training and professional practice of those ECTs from both countries. Moreover, we intend to highlight the difficulties, tensions and questions that have forged the routes of the ECTs, in order to identify the way in which they manage academic and experience-based knowledge, and their own pedagogical practice, and to analyze the relationships they promote with children, their families and other educational agents involved. Finally, we intend to reflect on how ECTs deal with the changes going on in this globalized world, with social and economic transformations, with new media for information and knowledge production, as well as with the changes in values and ways of living in today’s multicultural universe.por
dc.description.sponsorshipFCTpor
dc.description.sponsorshipDepartamento de Educação - Universidade de Aveiro; Centro de Investigação em Educação e Ciências do Comportamento - Universidade de Aveiropor
dc.description.sponsorship273/94por
dc.description.sponsorshipFSEpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectEducadores de infânciapor
dc.subjectTécnicas pedagógicaspor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.titleTrajetórias de formação do educador de infância: Brasil e Portugalpor
dc.typedoctoralThesispor
thesis.degree.leveldoutoramentopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
dc.identifier.tid101200862-
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4451.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.