Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/38336
Title: | Análise do potencial da exploração pedagógica das redes avançadas de comunicações: a situação da cidade de Aveiro |
Author: | Silva, Lídia |
Advisor: | Correia, A. J. Ferrer Duarte, A. Manuel de Oliveira |
Keywords: | Ensino multimédia Técnicas pedagógicas Estudo de casos - Aveiro Telecomunicações |
Defense Date: | 1995 |
Abstract: | As Redes Avançadas de Comunicações, são uma realidade, em fase de expansão e afirmação em todos os sectores da sociedade. 0 sector da educação não será uma excepção, as primeiras experiências de utilização pedagógica dos novos serviços de comunicações, já começaram pontualmente a dar os primeiros passos.
Abre-se deste modo um novo campo de investigação, no qual se enquadra este trabalho, que consiste na análise do potencial da exploração pedagógica das Redes Avançadas de Comunicações, tendo por objectivo perspectivar o enriquecimento que as referidas redes poderão trazer ao contexto educativo.
Tendo por intenção fundamentar esta análise o início deste trabalho constitui abordagem das teorias da comunicação e prática pedagógica, para se ser conduzido à questão da Sociedade em Rede. Procede-se de seguida a um enquadramento tecnológico no qua] se apresentam as redes de comunicações, caracterizando o cenário tecnológico actual que promove a existência de Redes Digitais lntegradas de Serviços de Banda Larga (RDIS-BL). Estas constituem a infraestrutura que suporta o novo-paradigma comunicacional baseado na comunicação multimédia interactiva.
No interior deste novo paradigma apresentam-se cenários comunicacionais sustentados pelas potencialidades das Redes Avançadas de Comunicações (edição conjunta, acesso a bases de dados multimédia, televisão interactiva, correio electrónico multimédia, quiosques multimédia, videoconferência, etc.) e perspectivam-se algumas das potenciais aplicações desses cenários ao contexto educativo, como meio de enriquecimento e abertura dos horizontes da escola.
Estão deste modo criados os fundamentos para a análise de um caso concreto, ou seja, a análise da situação comunicacional da cidade de Aveiro. Esta análise realiza-se pela apresentação das Redes Avançadas de Comunicações existentes nessa cidade, das potencialidades pedagógicas que encerram e, finalmente, pelo estudo de duas utilizações concretas de serviços (correio electrónico e videoconferência) disponibilizados pelas referidas redes.
De todo este percurso se conclui que as Redes Avançadas de Comunicações e os serviços que lhe estão associados, encerram em si um elevado potencial de enriquecimento comunicacional e pedagógico do contexto educativo mas que, no entanto, existe necessidade de aprofundar as investigações neste domínio, que por ser recente, ainda necessita de uma atenção muito especial dos tecnólogos, dos educadores e do cidadão em geral. Porque se está longe de saber quais os impactos profundos a nível socio-económico, político e cultural, ou seja, quais as alterações dos modos de vida que as Redes Avançadas de Comunicações vão provocar. Les réseaux avancés de communication sont une réalité en phase d'expansion et affirmation dans tous ls secteurs de la société. Le secteur de l'education ne sera pas une exception. Les premières expériences d'utilisation pédagogique des nouveaux services de communication, ont déjà entamé leurs premiers pas. Un nouveaudomaibne de la recherche surgit ainsi, dans lequel ce travail s'intègre, qui consiste à l'analyse du potentiel de l'exploitation pédagogique des réseaux avancés de communication, ayant pour objectif perspectiver l'enrichissement que les réseaux référés peuvent apporter au contexte éducatif. En ayant l'entation de fondamenter cette analyse, le travail commence par une approche des téories de la communication et pratiques pédagogiques qui conduit à la question de la société en réseau. Par la suite on procède à un encadrement technologique, dans lequel les réseaux de communication seront présentés, et on caractérise le scénario technologique actuel lequel déclenche l'existence des Réseaux Numerique Integré de Services (RNIS), qui constituent l'infrastructure supportant le nouveau paradigme communicationnel, basé sur la communication multimédia interactive. Au sein de ce nouveau paradigme, des scénarios communicationnels supportés par les potentialités des réseaux avancés de communication (édition conjointe, accès à des bases de données multimédia, télévision interactive, courrier électronique multimédia, kiosques multimédia, vidéoconférence, etc...) seront présentés. Quelques unes des applications potentielles de ces scénarios au contexte éducatifs, commemoyen d'enrichissement et ouverture des horizons de l'école seront perspectivées. Les fondements pour l'analyse d'une étude spécifique sont, ainsi, crées, c'est à dire, il s'agit de l'analyse de la situation communicationelle de la ville d'Aveiro. Cette analyse se réalise par: la présentation des des réseaux avancés de communication existants dans cette ville, les potentialités pédagogique qu'elle englobe et finalement par l'étude de deux situations concrètes de services (courrier électronique et vidéoconférence) disponibilisés par les réseaux auxquels nous avons fait référence. De tout ce parcours une conclusion. Les réseaux avancés de communication contribuent à l'enrichissement communicationnel et pédagogique du contexte éducatif. Cependant, il faut approfondir les recherches dans ce domaine, qui, à cause de sa nouveauté, a encore besion d'une attention toute spéciale des technologues, des éducateurs et des citoyens en général. Ceci parce que l'on est loin de savoir quels impacts profonds au niveau socio-économique, politique et culturel, soit disant, quels seront les changements des modes de vie que les réseaux avnacés de communication vont déclencher. Advanced Broadband Networks are in the process of becoming a reality and its influence and pervasiveness are gradually being felt in all sectors of society. The area of education will not be an exception. The first experiences of pedagogical usage of the new communication services have already given the first steps. In this way a new field of research is open providing the framework for this dissertation. In general terms its objective is the analysis of the pedagogical potential of Advanced Broadband Networks and Services and an attempt to foresee the enhancements that they might provide in the context of the educational process. In order to provide a basis for the following analysis, this dissertation starts by presenting a general survey of the communications theories and pedagogical practices leading to the issue of networked society. The following step is the presentation of the technological scenaria, highlighting the tendencies for the utilisation of broadband integrated services and digital networks (B-ISDN) supporting a wide range of interactive multimedia applications. As part of this paradigm new communication scenaria are presented, based on the potentialities of Advanced Communication Networks (e.g. computer supported cooperative work (CSCW), remote access to multimedia databases, multimedia electronic mail, multimedia kiosks, videoconference, etc.). Some of the potential applications of the these scenaria in the educational context are then fomulated and their capabilities of enhancing the school objectives are also identified. In this manner the dissertation builds up the basis for the analysis of specific situation: the case the town of Aveiro. This is done by presenting the experimental advanced broadband networks existing in this town, identifying their pedagogical potentialities, and exploring some of the specific applications of the services provided by these infrastructures (electronic mail, videoconference, CATV, near video on-demand, etc.). From this work it can be concluded that Advanced Broadband Networks and their associated services can have a major impact in the educational environment. However, it is felt that this is a field still in its early stages of development and a large amount of research is still required from technologies, educators and with the active envolvement of the final user, the "common citizen" in general .... because it is still a long way before the full impact of these technologies is clearly understood at its various levels: socio-economic, political, cultural, etc. Ultimately, the impact of telecommunications and information technologies in our lifestyle is still a subject of large uncertainly. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/38336 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Lídia_Silva.pdf | 35.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.