Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3825
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Paula Ângela Coelho Henriques dospor
dc.contributor.authorMatos, Amélia da Rocha Albina depor
dc.date.accessioned2011-07-20T15:14:11Z-
dc.date.available2011-07-20T15:14:11Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3825-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitáriapor
dc.description.abstractO projecto apresentado traduz o processo vivido pela investigadora, pela família de uma criança com Necessidades Educativas Especiais e pela comunidade. Privilegiando uma abordagem centrada na família e baseada na comunidade, a investigadora criou espaço para que a família – na pessoa da mãe – pudesse identificar as suas próprias necessidades, desejos, sonhos, e estabelecer as suas prioridades; e pudesse, também, identificar os recursos existentes ou a criar, para lhes dar resposta, na comunidade envolvente, com especial incidência na mais próxima, mas também alargando a círculos mais distantes do dia-a-dia da família. Um processo intensamente vivido, que teve resultados surpreendentes, numa conjugação de sinergias que envolveram a comunidade, a família e a criança, promovendo admiravelmente a sua qualidade de vida.por
dc.description.abstractThe project presented reflects the process experienced by the researcher, the family of a child with special educational needs and the community in which they live. Favouring a family centred and community based approach, the researcher created space for the family – in the mother’s person – to identify their own needs, desires, dreams and establish priorities; and also identify existing resources or generating means as a solution inside the surrounding community, with peculiar emphasis on the closer one, but also extending circles more distant from the family’s day-to-day routine. An intensely lived process, which had surprising results and a combination of synergies involving the community, family and child, led to an admirably growth of quality of life.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspor
dc.subjectRelações familiarespor
dc.subjectDeficientespor
dc.subjectAcção socialpor
dc.titlePráticas centradas na família: o Igor, a família, a comunidadepor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelmestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf2.79 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.